Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FÉ PURA E RAZÃO


     A filosofia trata da razão pura como sendo o fundamento da ciência e da própria filosofia em detrimento da fé. Isso é fato. Porém, no decorrer da história da filosofia muitos “cristãos” filósofos-cientistas se dispuseram, por meio da razão pura, justificar a fé e inclusive tentaram provar a existência de Deus por meio de raciocínios lógicos. Ainda hoje os cristãos não conseguem ser cristãos somente pela fé pura, sem se preocuparem em justifica-la para si e aos outros. A salvação não depende de fé justificada pela razão e sim da pura fé na palavra de Deus revelada por meio de seus escolhidos: profetas, reis, juízes, poetas, lavradores, pescadores, patriarcas e outros profissionais dispostos a agir pela fé pura. Tentar justificar a fé pode ser uma cilada diabólica para minar a fé pura daqueles que se dispuserem servir a Deus. Satanás começou assim no Éden sua obra na arte do engano, procedeu do mesmo modo no decorrer da história e vai terminá-la fiel à sua estratégia.
     O homem, genericamente falando, é a obra prima da criação de Deus nesse planeta. Dotou-nos de sensibilidade, inteligência, de razão (capacidade para pensar e expressar o pensado através das palavras, de executar o pensado através da ciência e do dom da fé pura para demonstrarmos nosso amor a Ele). Independente de tudo o que há de riquezas nesse planeta nada se iguala ao que o homem é, e sua capacidade de fazer o que bem quiser daquilo que o Criador lhe capacitou; realmente Este é um Pai de amor, que ama a liberdade, pois, somente a liberdade de ação, de pensar e falar podem justificar o amor e a justiça divina diante do universo que nos assiste e julga. Logo, toda capacidade para a ciência, para a filosofia e qualquer outro desenvolvimento epistemológico vem de Deus, sendo o homem os responsáveis por tudo o que fizerem dessa capacitação divina, e mais, estamos livres para fazermos o que quisermos, mas tudo o que fizermos em matéria de ciência, filosofia, teologia e outros, selará nossa salvação ou perdição eterna.
Disse Satanás, por meio da serpente à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueiras, e fizeram para si aventais. (...) (Gênesis: 3)
   Satanás, mestre e pai do racionalismo, isto é, como usar a própria razão para destruir a fé pura; levou Eva a duvidar de Deus, de desejar ser igual a Deus e por fim, a fazer o que Deus dissera não poderia ser feito, pois, se assim fizesse, morreriam. Ao trocar a fé pura pelo argumento lógico que Satanás apresentara pecou e fez com que seu companheiro também pecasse.
     Cristãos acadêmicos, teólogos ou não, vós que buscai a todo custo fazer da fé pura, dos escritos bíblicos algo lógico e justificável cientificamente e filosoficamente não estais incorrendo no mesmo problema que Eva e Adão enfrentaram? Duvidais de que Deus fez o homem segundo descrito no Gênesis? Se assim procedeis estais dialogando com o Diabo. E sem a fé pura nos escritos bíblicos ireis perder a batalha, pois este não é o método divino. Olhai para José no Egito; para Daniel e seus companheiros na Babilônia; para Cristo quando enfrentou Satanás cara a cara como fizera Eva, saindo vitorioso ao preferir agir por meio da fé pura, para os discípulos e o apóstolo Paulo; para a profetisa contemporânea Ellen G. White. O que quereis? Novos fundamentos para a fé pura? esqueçam, Deus não muda. Sua palavra é simples e clara para que qualquer um possa entendê-la, mesmo àqueles que apenas ouvem; que não sabem ler e escrever. Mesmo que os “sábios” dizem que os escritos bíblicos se pareçam a mitos, nada muda no plano de Deus, Satanás está presente para confundir, mas, às claras revelações de Deus estão presentes para salvar a todos letrados e não letrados, basta apenas agir pela fé, sem duvidar, sem tentar justificar nossa falta de fé, o erro.
     A bíblia não traz o diálogo entre Adão e Eva antes que ele comesse do fruto, mas que o dilema dele foi grande foi, e quem é casado pode imaginar quão problemático é quando entre o casal existem divergências, e principalmente quando estas são com relação à religião, e quando há filhos na parada, aí é que o bicho pega. O que fazer? Ceder ao pecado juntamente com os da família ou permanecer fiel a Deus mesmo diante dos apelos da esposa (o) e filhos? O mesmo dilema que Adão passou muitos maridos, esposas e filhos passam quando decidem servir a Deus com todo o entendimento e fé. Creio eu que o grande problema da igreja atual é com relação às modas, pois estas estão invadindo o meio cristão de tal modo que não se faz mais diferença entre os cristãos e os mundanos; tudo está justificado com argumentos lógicos, falaciosos, mas estão, e assim a igreja que possuía fé pura, age hoje baseada na fé racionalizada, “justificada”. Com a TV, a mundanalidade da igreja cresce em escala geométrica, aqueles (as) que vivem da pregação do evangelho ainda fingem ser cristãos no sábado, durante as programações da semana, despem-se da capa religiosa e voltam a ser o que realmente são. Parada dura para os pastores e profissionais da religião resolver com suas esposas e filhas que influenciam a igreja a se distanciar da fé pura.


Filósofo Isaías Correia Ribas