Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FILOSOFIA E JESUS


     Apreendemos (captamos) o mundo pelos sentidos, e assim percebemos que estamos inseridos entre uma infinidade de outros seres vivos e não vivos, e outras coisas feitas pelos homens. A razão, (capacidade de articular pensamentos) conectada ao mesmo corpo sensível interpreta e conclui o que “é” do que foi percebido. Diante dessa vida finita, de uma falsa lógica mundana onde a vida surge e desaparece e as coisas se deterioram, a razão “pura” que é lógica e verdadeira segundo Deus criara para essa finalidade, indaga: Qual o sentido de nascer, viver e morrer? Para que a existência nessas condições? É essa a angústia filosófica, religiosa, ateísta e científica; essa finitude de tudo é o motor impulsionador à busca por um sentido lógico para a vida; por isso a indagação primeira da filosofia: De onde vim? Qual o sentido de meu estar aqui? Para onde vou finalmente? A vida é somente isso, nascer, viver e morrer? São estas questões que ainda estão sem respostas para as pessoas e as comunidades pensantes citadas acima. E assim sempre continuarão enquanto estivermos limitados em nós mesmos, com o olhar fixo na Terra, fechados em nossas limitações. Por isso a filosofia iniciou à busca pelas respostas tentando olhar para o todo, à natureza e o cosmos; à física e metafísica, ignorando o sobrenatural. Logo, o racionalismo filosófico, fechado no antropocentrismo não terá condições de responder suas próprias indagações. Qualquer pretenso filósofo que buscar respostas sem considerar o cosmos como um todo, com a possibilidade de tudo o que possa existir não passará de um medíocre filósofo.
Física – Metafísica – sobrenatural
Física:
     Entende-se por física a Physis, a própria natureza terrena. Toda ciência empírica está alicerçada na estrutura física da natureza, mesmo quando se aponta os telescópios para o universo e enviam-se satélites (foguetes) para pesquisar o solo e a possibilidade de vida em outros planetas, as conclusões dão-se segundo os parâmetros terrestres. Como diz Hegel: “O que há de próprio na filosofia é pensar o que é efetivo e real no mundo, que pode seguramente se mostrar na experiência, mas que depende da sagacidade do espírito para ser compreendido”.
Metafísica:
     A metafísica é o que está além da física, são os discursos abstratos, abstração da Physis, do concreto. Toda metafísica filosófica, científica, religiosa, política, epistemológica e outras possíveis se limitam ao perímetro do globo terrestre. Logo, física e metafísica compõem a macro e micro estruturas dos poderes terrestres, estão unidas, fechadas entre si se achando donos do planeta Terra. Essa malha estrutural pode ser exemplificada assim: Física-metafísifca-filosofias-religiões-agnósticos-instituições-religiosa-espiritualista-ateus-políticas-nações-escolas-universidades-justiça-cadeias-reformatórios-clínicas-hospitais-segurança-foruns-bolsa-de-valores-bancos-ONU-globalização-indústria-comércio-narcotráficos-enfim, o CAPITALISMO. Esse, com seus departamentos nacionais e internacionais promovem o amor ao Deus dinheiro. É esta, segundo Michel Foucault (1926-184), a macro e microfísica do poder, a estrutura que faz a história, que aliena, subjuga, escraviza e anula o sujeito. Esta estrutura multi-una engana e mata em nome de Deus, pratica injustiças em nome da justiça, faz demagogias, engana e rouba em nome da administração pública, mata e forma milícias em nome da segurança, deseduca em nome da educação, engessa em nome da educação superior, exploram os doentes em nome da cura, o narcotráfico já é receitas legais de muitas nações explorando a “inocência” e a saúde da juventude, matando-os pelo lucro; etc. e etc.; há alguém que ainda acha que essa estrutura antropocêntrica encontrará uma saída para a humanidade? Nunca, jamais. O egoísmo é superior ao altruísmo.
O que é deus para a filosofia?
     Deus para a filosofia é apenas um conceito abstrato, logo, metafísico, sem o qual não dá para dar sentido à lógica física e metafísica, uma vez que nada pode vir do nada e tudo existe há que se admitir algo além da física, e esse algo é o conceito Deus, porém, segundo Hegel, não pode ser “um cego objeto de fé”.
Mas para lidar com o infinito a filosofia não tem outro recurso senão a razão, como um pensamento constitutivo do pensamento – consequentemente ela não pode procurar o Absoluto noutro lugar que não a própria determinação de finitude. Improvável? Só a coisa em si é improvável; Deus, muito pelo contrário, é absolutamente necessário – pois ele é o ser supremo, a essência mais alta e o conceito absoluto. Ser, essência e conceito são as três partes da lógica hegeliana, de tal modo que Hegel, quando repete estas afirmações sobre Deus ao longo de toda a sua lógica, chama a atenção para o modo de se caracterizá-Lo, sugerindo assim que não é como uma coisa particular num outro mundo que devemos procurar tal “ser perfeito”, mas na própria “estrutura” das coisas: Ele é algo como o ‘ser enquanto ser’, a ‘essência enquanto essência’ e o ‘conceito enquanto conceito’.
O Deus hegeliano seguramente é o ‘Deus dos filósofos’: um princípio constitutivo da própria realidade e não um cego objeto de fé. (Texto adaptado de RAMOS, D.) citado em CONCURSO PÚBLICO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. FILOSOFIA. P. 131, 2013)
Sobrenatural:
     Physis é natureza, diferente da metafísica que está além da física, o *Sobrenatural está acima da natureza. Logo, é o Criador da natureza. O sobrenatural foi materializado entre nós na pessoa de Jesus e, Seu plano para salvar a humanidade desde a queda do homem começou a ser exposta aos pecadores; em todas as épocas Deus se comunicou com a humanidade através de seus patriarcas e profetas que alertavam e escreviam a bíblia. Então, em meio de toda confusão antropocêntrica há a presença do criador do universo nos instruindo sobre tudo o que acontecera e está nos indicando o caminho de volta à felicidade e liberdade plena que existia antes da transgressão da lei universal. Há uma intriga cósmica além de nossa percepção física, mas nossa ganância é tanta que não nos sobra tempo para pensar nela, e é essa a estratégia do inimigo do criador, manter todos ocupados com os interesses e modas deste mundo até o fim. Há um seriado na TV (Sobrenatural) que ilustra bem a luta entre o bem e o mal; entre nós há anjos divinos e diabólicos fazendo o que for possível e permitido para enganar a humanidade. Esse seriado está fundamentado, entendo eu, segundo meu conhecimento, na bíblia e no livro O Grande Conflito da profetisa contemporânea Ellen G. White. Ele passa-nos a ideia de que não estamos sozinhos no planeta Terra, isso aqui é um palco onde está desenrolando a história de luta do bem contra o mal, do amor de Deus e do ódio de Satanás. Todo o universo inteligente está atento ao poder e amor de Deus e das intensões de Satanás contra Deus e suas criaturas. Assim sendo, as estruturas antropocêntricas estão operando a favor do inimigo de Deus. Contra toda essa estrutura Deus dispôs-nos a bíblia; o plano de salvação contido nela; a entrega de Seu Filho para sofrer na carne as consequências dos pecados de toda a humanidade, dando assim condições para aqueles que se arrependerem e, pela fé em Sua palavra seguir Suas instruções serem salvos; para nós que vivemos nas últimas horas da história terrestre Deus nos deu uma ajuda extra: O Espírito de Profecia, uma luz menor que ilumina o caminho à luz maior, a bíblia. Sua promessa registrada em Apocalipse 19: 10 cumpriram-se na vida e nos escritos da profetisa contemporânea Ellen G. White; e temos também a ajuda do Espírito Santo para nos guiar em toda a verdade. Só resta uma coisa aos homens e mulheres: estudar e buscar compreender por si mesmo (a) o plano de salvação, ciente de que nada, mas nada mesmo além do método divino encontrarás a certeza de estar fazendo a vontade de Deus e se preparando para Sua segunda volta de Cristo e a vida eterna, aqueles que buscam a salvação precisam entender que a salvação não depende de cumprir com ritos e formalidades das instituições religiosas, mas sim em compreender o plano de salvação e viver pela fé segundo as instruções bíblicas. As formalidades fazem parte do convívio cristão, mas a salvação somente por meio de Jesus Cristo, ser como Ele!
Deus Encarnado:
     Jesus é uma realidade histórica, assim como Seu ministério, Sua morte, ressurreição e ascensão ao céu. Porém, é um escândalo para o antropocentrismo. Um evento que pela vontade dos poderes terrestres deveria ser apagado da história. Mas como isso é impossível, o autor do antropocentrismo busca por todos os meios ofuscar a obra redentora de Deus. Quando Jesus nasceu, nem aqueles que se diziam esperá-Lo O reconheceram. Ele pisou no lagar sozinho, seria Ele a prova para todo o universo que não há desculpa para o pecado, não há como justifica-lo uma vez que temos a assistência do sobrenatural e da Sua palavra revelada para nos ajudar a vencer as tentações, seja ele qual for.
Filosofia nos dias de Cristo:
 Dividia-se assim a filosofia nos dias de Cristo. A) Platonismo judaico foi elaborado e defendido por Filon; B) platonismo cristão ou patrística, defendido por Clemente de Alexandria e Orígenes; e C) platonismo pagão defendido por Plotino. Naqueles dias somente os Saduceus estavam mais próximos aos ensinamentos bíblicos, às outras seitas ou classes sociais judaicas tinham sido contaminadas com o racionalismo filosófico platônico. Platão e sua filosofia mística-racionalista praticamente se fundiram com o judaísmo, e assim, Deus era apenas uma figura metafísica filosófica, um mito. Logo, Jesus estava só para enfrentar seu arqui-inimigo Satanás, Sua única ferramenta era a fé na palavra de Deus. Após jejuar quarenta dias e quarenta noites, Satanás foi ao Seu encontro para fazê-Lo cair em pecado como fizera com Eva. Desfalecido pela fome, mesmo assim soube diferenciar a ajuda dos anjos dos enganos de Satanás. Disse-lhe Satanás:
  __Se tu és o filho de Deus mande que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: __está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Levou-O então à cidade santa colocou-o sobre o pináculo do templo e disse-lhe: __Se tu és o filho de Deus, lança-te daqui abaixo; por está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: __Também está escrito: não tentará o senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: __tudo isso de darei se prostrado me adorares. Então ordenou Jesus: __Vai-te Satanás; porque está escrito: Ao senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos e o serviram. (São Mateus 4: 1-11)

Jesus e Satanás foram os dois precursores da hermenêutica contemporânea (interpretes das escrituras sagradas) à luz do que está escrito. Se Jesus houvesse falhado ali, não haveria mais salvação para a humanidade. “Assim como por um homem entrou o pecado no mundo também por um só veio à salvação, Jesus Cristo, o justo”. Jesus venceu como homem, não como Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, mas como Adão antes de cair em pecado; e como tal viveu trinta e três anos entre nós sem pecar, mas fez-se pecado por nós, isto é, sofreu o horror da morte para nos dar a vida eterna, claro, àqueles que O aceitar como seu salvador pessoal.
     Isso é filosofia cosmológica, com a visão do todo, somente assim a filosofia dará respostas seguras para a humanidade se livrar dos enganos antropocêntricos. Menos que isso, é apenas falatório filosófico-científico-político-religioso, um emaranhado de falácias metafísicas “lógicas”.  


Filósofo Isaías Correia Ribas