Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

*A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO À LUZ DA FILOSOFIA*


          O único livro sagrado que trata desse assunto é a bíblia. Esta profetizou também o Seu nascimento, Sua primeira vinda, Sua encarnação para pagar o preço do pecado daqueles que O aceitarem como seu salvador pessoal. A finalidade dos escritos bíblicos é revelar o plano de salvação e como alcançá-la; Jesus veio a este mundo pela primeira vez segundo indicara as profecias do Velho Testamento. As promessas de Sua segunda vinda estão presentes tanto no Velho Testamento quanto no Novo. Nos evangelhos há um enfoque maior acompanhados de sinais que indicam a proximidade de Sua segunda vinda.
A sociedade que Cristo nascera há algum tempo passava por grandes transformações cognitivas, políticas e religiosas, vivia tempos difíceis: muitas guerras e revoltas populares entre as polis (cidades Estados), pois todas estavam submissas a Roma e todos, de um jeito ou de outro, aguardavam libertadores, líderes políticos e/ou guerreiros que os livrassem do jugo romano. Os judeus eram os únicos que tinham a promessa de um salvador miraculoso, Seu libertador nasceria entre eles e fundaria um novo reino de paz; todas as profecias e rituais judaicos ensinavam que assim seria. Chegou à plenitude dos tempos e “O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES” nasceu! Para a decepção dos judeus, Ele não veio como um rei sentado em um trono com seu cetro em punho e coroado para impor-se como tal; veio como uma criança *santa, gerada pelo *Espírito Santo; para provar a todos que era possível a Adão e Eva viverem sem pecados, a pesar da “presença” de Satanás no Éden; era apenas uma questão de confiar, e racionalmente seguir pela fé as orientações do Criador; por isso Jesus precisara viver como homem, provando a todo o Universo que as tentações e o pecado não são desculpas para um viver segundo a vontade de Deus; fora essa a primeira missão de Cristo: provar ao Universo que Jesus quer nos dar a vida eterna e Satanás, a morte eterna, por isso Jesus morreu nas mãos de homens inspirados pelo Diabo, para que tivéssemos a oportunidade de viver na eternidade segundo o plano original do Criador. Jesus cumpriu Suas promessas do Velho Testamento e com certeza cumprirá as que se referem à Sua segunda volta! Poucos daquela sociedade viram em Jesus o Salvador do mundo, aceitando-O e seguindo-O como seu salvador. A maioria dos Judeus, ainda hoje, não aceita aquela criança como o salvador, continuam com os antigos rituais esperando que um rei, milagrosamente reine sobre eles.
A FILOSOFIA HELENÍSTICA INFLUENCIAVA AQUELA GERAÇÃO
          Entre os judeus havia três seitas diversas, relativas às ações humanas: “Os fariseus, os saduceus e os essênios; Os fariseus atribuem certas coisas ao destino, não, porém, todas e creem que as outras dependem de nossa liberdade, de sorte que nós podemos fazê-las ou não fazê-las. Os essênios afirmam que tudo geralmente depende do destino e de que nada nos acontece a não ser o que ele determina. Os saduceus, ao contrário, negam absolutamente o poder do destino, dizem que ele é quimera e que nossas ações dependem tão absolutamente de nós, que nós somos os únicos autores de todos os bens e dos males que nos acontecem, segundo nós seguimos um bom ou mal conselho”. (FLÁVIO JOSEFO, HISTÓRIA DOS HEBREUS, VOL. IV. PÁG. 137. Ed. das Américas, 1956). Dos três, apenas os saduceus não tinham uma visão filosófica, se assemelhavam mais à visão bíblica.
          Naqueles dias o *Mundo das Ideias de Platão, já se afirmava como teologia platônica; a Estoá, escola filosófica estoica insistia em agir segundo a natureza, esquecendo que eles não eram a natureza, alguns de seus adeptos faziam suas necessidades fisiológicas nas ruas, outros insistiam em andar nus e não tinham, por opção, casas para morar etc. etc... A filosofia helenística deixou de lado a cultura para formar cidadãos, privilegiando o indivíduo. O individualismo que impera na sociedade atual nasceu naquela época; as ciências nascentes se desligaram da visão do todo filosófico, preferindo a análise e a especialização das partes “isoladas” do todo, logo, a ciência já despontava como dogma, influenciando e questionando a fé religiosa, a liberdade filosófica e seus dogmas. Escolas filosóficas que influenciava aquela geração: cinismo, epicurismo, estoicismo, ceticismo, ecletismo e os dogmas científicos.  Enfim, quando Jesus nasceu, o pensamento religioso-filosófico-científico-político dominava os discursos nas ruas e sinagogas, *os escritos bíblico, por meio de Filon, filósofo grego de origem judaica de Alexandria, séc. I, com a ajuda de outros, obviamente, recebia conceitos filosóficos em sua escrita. Cristo nasceu na época em que o secularismo cognitivo começava seu domínio; é esse o cenário que Jesus nasceu, cresceu, trabalhou e venceu o pecado e seu originador, Satanás. Sua morte na cruz selou o fim do Diabo e confirmou, garantiu a salvação àqueles que O aceitarem como seu salvador pessoal!
O salvador nasceu segundo o predito, mas os homens, cheios de si, de seus conhecimentos e interpretações particulares não O reconheceram como o enviado dos céus para confirmar as promessas do Criador. Organização nenhuma O aceitou em grupo, nem mesmos os fanáticos e zelosos religiosos, apenas alguns indivíduos entenderam que Ele era o *Jesus salvador, seguindo-O.  
Toda aquela revolução científica, política, filosófica helenística e romana sofreu um apagão na Idade Média (V–XV), as trevas da Roma-cristã, o cristianismo platônico sufocou-as até o Renascimento. 
ATUALMENTE O INDIVIDUALISMO, O CIENTIFICISMO, A FILOSOFIA, A POLÍTICA E A FALSA RELIGIOSIDADE ALCANÇAM SEU CLIMAX; CENÁRIO PROPÍCIO PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.
          Dos sinais preditos que antecederia a segunda vinda de Cristo muitos estão relacionados às catástrofes naturais e estas, na medida em que se aproxima *aquele dia, aumentaria trazendo problemas para todos os habitantes do planeta Terra, com a intenção de despertar-nos às profecias bíblicas, para que levantemos nossa cabeça e percebamos que o fim do mal e o reino de paz se aproximam.
Porém, o maior dos sinais de Sua volta, está relacionado ao comportamento da humanidade, à nossas invenções e criações. Como acontecera em Seu nascimento, Satanás e seus anjos empenhar-se-ão na distração da humanidade, fazendo que olhemos e admiremos nossas próprias criações cognitivas, sejam elas teológicas, filosóficas, políticas, acadêmicas e/ou científicas. Enquanto nos admiramos, e procuramos por nós mesmos resolver todos os problemas, esquecemos a análise das profecias bíblicas e suas orientações, nos preparando assim, para o encontro com o Salvador, onde viveremos no reino de paz que Ele nos preparou.
          Satanás é um estrategista. Ele fará o mundo crer que Deus e ele não são reais, que são apenas criações humanas como qualquer ciência ou filosofia. Fazendo as pessoas agirem sem princípios morais e éticos. Reflitamos sobre o comportamento das autoridades políticas (Executivo, Judiciário e Legislativo), há algum princípio moral e ético? É óbvio que a sociedade agirá segundo esses exemplos. E os religiosos, por acaso a ética e moral cristã têm algum valor para eles, além de pano de fundo para a malandragem e o comércio religioso?  
CONFUSÃO SOCIAL E RELIGIOSA SEGUNDO A BÍBLIA
          “Sabe porém isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, preguiçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites que amigos de Deus, tendo a aparência de piedade mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. II Tim. 3:1-5.
          Perguntou Jesus: “quando vier o filho do homem, porventura achará fé na Terra”? Lucas 18: 08.
         “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. São Mateus 24: 24.
           Quando Cristo esteve na Terra nenhum daqueles grupos de religiosos O reconheceram como o Salvador, pelo contrário, todos O rejeitaram e Dele zombaram.  Das atuais religiões e seitas evangélicas, nenhuma delas estará preparada, como comunidade, organização, para o encontro com Cristo. Do mesmo modo que indivíduos aceitaram seguir a Cristo por ocasião de Sua primeira vinda, indivíduos serão salvos independente das organizações e das formalidades das atuais religiões e seitas; esses indivíduos comporão o Israel espiritual sem fronteiras e templos e sem organização legal; este grupo estará de pé para ver Jesus e seus anjos que os/nos levará para o céu. Será assim apenas nos últimos dias, até lá, vamos continuar cumprindo com as formalidades legais e religiosas, mas devemos sempre ter em mente que essas formalidades não salvam, porém, demostra que somos diferentes dos mundanos (daqueles que não aceitaram ainda o salvador e seu plano de salvação). Nossa sociedade é capitalista, logo, todos os grupos que se organizam precisam de receitas para sobreviver, e com as organizações religiosas não são diferentes. Então, vendo por esse anglo, todos os que trabalham ligados às religiões, independente do cargo são profissionais, e para tanto planejaram e investiram nos respectivos estudos para tal função; o que me incomoda são os jargões: o Senhor me chamou; eu poderia estar ganhando muito mais fora da obra, mas ele me escolheu... Meu, se liga, você está aí como pastor, padre, bispo, ou outro obreiro qualquer porque lhes são convenientes, deveríeis sentir-se privilegiados e negociar menos com o sagrado. Parem com esta retórica de autovalorização, de se auto chamar, privilegiar; chega de achar que o povo é besta, já passou essa época; demonstre pelo trabalho de evangelização que merece fazer o que planejou fazer, e que para isso tem seu salário: pregue o evangelho por palavras e atos! Leve as pessoas a examinar a bíblia. Os fieis serão salvos independentemente das influencias desses eclesiásticos. Todos os salvos terão experiência religiosa porque compreenderam o plano de salvação pelo estudo da palavra de Deus, a bíblia, e lógico, uma experiência própria, pessoal, com o Criador do Universo, motivo pelo qual O louvará por toda a eternidade!
JESUS NÃO VIRÁ PELA SEGUNDA VEZ EM DEZEMBRO DE 2012. ESSE DIA NINGUÉM SABE. ELE VIRÁ SEGUNDO AS PROFECIAS E NÃO HÁ QUEM POSSA MUDAR O QUE DEUS ESTABELECEU!

Filósofo e professor Isaías Correia Ribas.