Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O BEM E O MAL SÃO APENAS QUALIDADES OU PERSONALIDADES?


          Esse é um tema filosófico e bíblico; difícil de ser aceito pelos racionalistas e também pela maioria daqueles que fazem uso da bíblia como meio de vida, um negócio. O bem e o mal são palavras ambíguas, logo, possuem qualidades e personalidades; baseado na língua portuguesa independente da filosofia e da bíblia são palavras qualitativas. Segundo os ensinamentos bíblicos, do Gênese ao Apocalipse, o bem e o mal possuem personalidades: O bem é Deus com Suas qualidades de amor e justiça [...]; O mal é Satanás com suas qualidades de desamor e injustiças [...], logo, são seres de outra dimensão, mas atuam no universo direto e indiretamente; um, o bem, é O Criador e mantenedor do Universo; o outro, o mal, é um ente criado, Lúcifer, aquele que quer destruir as obras do Criador. Logo, são personalidades antagônicas que lutam pelo bem e pelo mal dos seres humanos (salvação e perdição).
          A filosofia Maniqueísta, doutrina criada por Manes (séc. III), que se difundiu pelo Império romano e pelo Ocidente cristão, fortaleceu nesse período. Mantém uma visão dualista radical, segundo a qual encontram no mundo as forças do *bem ou da luz, e do *mal, ou da escuridão, consideradas princípios absolutos, em permanente e eterno confronto. Santo Agostinho (séc. IV) antes de converter-se ao cristianismo fora adepto do maniqueísmo. O que se percebe nesse “encontro” entre filosofia e bíblia é uma tentativa de descaracterizar a existência da personalidade satânica no mundo; concluindo filosoficamente que o mal é a simples ausência do bem. Mas, segundo a bíblia, essas duas forças personificadas e antagônicas existirão até a purificação do planeta Terra, onde Deus, O Criador destruirá o mal, seu autor Satanás e juntos estarão todos aqueles que se compactuaram com o mal, seja ele na forma de qualidade ou não.
          Nosso planeta está maduro para a intervenção divina, Lúcifer já mostrou ao Universo quais eram suas intensões quando se rebelara contra Deus no céu.  As revelações bíblicas diz que nos últimos dias as dificuldades de relações humanas tanto no lar quanto na sociedade em geral estariam abaladas, que aumentariam as catástrofes naturais e que a babilônia religiosa aumentaria trazendo confusão entre às sociedades. Somando-se a isso, temos o capitalismo que privilegia as coisas em detrimento do ser humano. Na política, os líderes mundiais buscam ideologias para mascarar a justiça, para que a sociedade seja constantemente enganada, servindo apenas como massa de manobra para seus fins escusos. No Brasil, a educação pública, principalmente nos ciclos fundamentais, está imposta a ideologia para a manutenção do Brasil colônia, que prepara os jovens para ser apenas mão de obra barata, escrava, e não se engane a sociedade, todos os políticos, de todas as instâncias sabem disso e nada fazem por nosso povo, pelo contrário, preferem que assim seja. Mas as consequências desse descaso educacional já se veem na sociedade: a cada dia mais e mais crimes bárbaros são anunciados nos teles jornais. Uma sociedade sem educação formal de qualidade vive baseada nos sentimentos, que, num piscar de olhos transforma-se em instintos, de onde a pessoa que está pressionada pelo capitalismo voraz, comete as atrocidades. Políticos e religiosos gostam de uma sociedade inculta, pois somente assim eles conseguem encontrar mercado consumidor para suas atrocidades ideológicas.
          Deus sempre interviu nos negócios da humanidade dando-nos a oportunidade de reinício e reflexão, mas, nessa última intervenção, por ocasião de Sua segunda vinda, não haverá novas oportunidades, pelo contrário, será o juízo final, o ajuste de contas; O REINÍCIO DA PERFEIÇÃO EDÊNICA, ONDE NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM DOR E TODA LÁGRIMA SERÁ ENXUTA PARA SEMPRE! Quem quiser é de graça, basta apenas beber na fonte que Deus nos deu, a bíblia; e quem quiser estudar sob a luz da luz menor: os escritos da profetisa Ellen G. White (1827 – 1915) independente de sua ligação com alguma religião à compreensão do plano de salvação facilmente se dará e sob a ação do Espírito Santo, seremos transformados e qualificados para a redenção!
          Os religiosos não sabem mais o que fazer para se igualar aos não religiosos, mas, querem ser diferentes, pára, é impossível a coerência entre os antagônicos. Hoje, todos os seguimentos religiosos possuem canal de televisão, estão com a mídia nas mãos, em vez de aproveitar essa ferramenta para mostrar o ser diferente, buscam as tendências mundanas achando que com isso vão ser mais aceitos pelo público, o que o mundo precisa é de verdades coerentes com os valores celestiais e não às semelhanças com o mundo. Então, o que falta é cada um mostrar em qual fonte está bebendo: na do mal ou na do bem, e não se preocupem, os princípios antagônicos continuarão até o fim e quanto mais perto do fim o antagonismo e as diferenças precisam ser mais evidente e não semelhantes.

Isaías Correia Ribas, filósofo e professor.