Pesquisar este blog

sábado, 25 de março de 2017

VESTUÁRIOS E O CARÁTER CRISTÃO

“Achamo-nos um ano mais próximo da eternidade do que estávamos no começo de 1844. – Qual tem sido nossa influência sobre esses companheiros de viagem? Que esforços desenvolvemos a fim de levá-los a Cristo?”
“Um ponto sobre o qual cumpre instruir os que abraçam a fé é o vestuário – assunto que deve ser cuidadosamente considerado da parte dos recém-conversos. Revelam vaidade no tocante à roupa? Acariciam o orgulho de coração? A idolatria praticada em matéria de vestuário é enfermidade moral; não deve ser introduzida na nova vida. Na maioria dos casos a submissão às reivindicações do evangelho requer mudança decisiva em matéria de vestuário. O que, porém, a palavra de Deus não aprova são as mudanças pelo mero amor à moda – a fim de nos conformarmos com o mundo. Os cristãos não devem enfeitar o corpo com vestidos custosos e adornos preciosos. – O próprio feitio da roupa há de comprovar a veracidade do evangelho”. (Testemunhos Seletos, Vol. 2, p. 167,393 e 394)

     Percebam que a profetisa Ellen G. White está se referindo aos vestidos; já imaginou o que ela falaria se a atual moda: uso do modelo masculino pelas irmãs adventistas fosse moda em seus dias? Não usaria ela o explícito na Bíblia?

“Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao senhor teu Deus”. (Deuteronômio 22:5)

     Mas os teólogos da teologia da conveniência, nervosos, esbravejam: essa passagem se refere aos homossexuais, não aos heterossexuais. Mas os homossexuais masculinos, normalmente, usam vestes masculinas inclusive ternos; diferente são os trejeitos. Assim sendo, o modo de se vestir não define a homossexualidade e nem a heterossexualidade, mas, referindo-se aos religiosos, à conversão e o caráter.

Quer ser cristão? Então, “seja como ele, Cristo foi”. (Nietzsche)

“A vinda de Cristo não nos mudará o caráter; fixa-o apenas para sempre, além da possibilidade de qualquer mudança. Apelo novamente para os membros da igreja, para que sejam cristãos, para que sejam semelhantes a Cristo”. (Idem, p. 167)

P1 – A u B
P2 – B    c
P3 – C    d

     Todas as pessoas estão a caminho da morte ou da vida eterna. / Havendo vida eterna, é para quem faz a vontade de Deus, mas a vontade de Deus só é possível pela fé. / Logo, aqueles que fazem a vontade de Deus, terão vida eterna.


Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outras coisas, fazei tudo para a glória de Deus! Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem à igreja de Deus; assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. I Coríntios 10: 31-33

“Não há fim do conflito do lado de cá da eternidade. Mas ao passo que há constantes batalhas a ferir, há também preciosas vitórias a alcançar; e o triunfo sobre o próprio eu e o pecado é tão valioso que nosso espírito não o pode apreciar”. (White, Ellen G. Mente, Caráter e Personalidade – Vol. I, p. 6)

Ou quente, ou frio, ou morno – rico, ou pobre

     São esses os estados possíveis à igreja de Laodiceia (Adventista do Sétimo Dia). No princípio do movimento, século XIX, fora quente e pobre; no XX, enquanto se enriquecia era morna; e no XXI, rica e fria.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu) aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha de tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às igrejas. (Apoc. 3: 17-22)

     Segundo o texto, pessoas serão salvas, aquelas que ouvirem a voz de Jesus, não a igreja. Assim sendo, quem está embalado e defendendo o mundanismo adotado pela cúpula da igreja, caso não se arrependa, matando o velho jeito de ser, não será salvo.