Pesquisar este blog

domingo, 22 de dezembro de 2013

FÉ, RAZÃO E SALVAÇÃO


     Todas as pessoas do planeta estão inseridas intelectualmente nesse contexto trino. Em algum momento, independente de qualquer cultura, aqueles que saíram da menoridade cognitiva já buscaram de algum modo conciliar harmonicamente esses três conceitos fundamentais à paz intelectual e espiritual. Tanto a fé quanto a razão e a salvação permeiam a mentalidade de todos independentemente de denominação religiosa e de seu objeto de culto. Logo, ignorar essa realidade cognitiva é viver à mercê dos exploradores epistemológico-político-religioso.   
     Essa reflexão será baseada na epistemologia bíblica que, além de ser um livro de linguagem simples, dá aos seus investigadores as chaves corretas para sua interpretação, mas, mesmo assim, não está livre de muitas interpretações teológicas contraditórias e falaciosas, isso, muitas vezes se dá pela incapacidade intelectual do interprete, ou, pelo indevido uso do sagrado para enganar o outro, explorando-o em nome da fé e da salvação.  
    A bíblia é o único livro que apresenta a causa e a saída para o problema da maldade generalizada que cresce geometricamente entre as pessoas de todo o planeta. Apresenta também a causa de muitas pessoas serem diferentes, pessoas do bem e altruístas por amor e não por interesse, apesar de muitas se fazerem altruístas por interesses próprios, mas, o que importa são os verdadeiros altruístas, esses, pelo seu modo de ser confirmam que é possível, se as pessoas se submeterem à teologia bíblica, derrubar o imperialismo do mal, fazendo desse nosso habitat provisório e finito um lugar de paz e harmonia apesar do conflito espiritual além da materialidade mundana “eternizada” pelas diferentes culturas.   
     A salvação apresentada na bíblia está fundamentada na pessoa de Jesus Cristo. Sua vida, morte, ressurreição e elevação para o céu é a garantia de que Ele voltará para buscar aqueles que o aceitarem como seu salvador pessoal para habitar no reino que Ele preparou, onde a paz e a harmonia reinarão plenamente. O sacrifício de Cristo e sua graça são suficientes para salvar a todos. Porém, nem todos serão salvos. Em um conflito há vencedores e perdedores; nesse conflito entre o bem e o mal não é diferente. A graça de Cristo só me alcança para a salvação se eu quiser. O fundamento do reino de Cristo é a liberdade com responsabilidade e consciência de que a ordem cósmica se dá assim e não de outro modo. Ninguém será salvo na ignorância e nem por imposição divina. A salvação é gratuita, o poder para transformar qualquer pessoa em nova criatura, agente do bem é gratuito. A graça é gratuita e é por ela que nos movemos e fazemos o bem e o mal que queremos. Se Deus aplicasse os reclamos de Sua lei sem sua graça, a humanidade não teria desenvolvido. Tudo o que fazemos de bom ou ruim é graças à graça de Deus que nos dá um período de vida suficiente para compreendermos essa guerra e fazermos nossa escolha pessoal. Mas toda essa lógica gratuita passará quando Deus aplicar sua justiça para desfazer as causas do mal e estabelecer Seu reino de plena paz universal. Então, a questão é: Qual o problema que Deus encontra para salvar a humanidade se Sua graça é suficiente para salvar a todos?
     O primeiro e último problema é o ‘Eu’ de cada um de nós. O ‘Eu’ está presente em qualquer pessoa independente de classe social e cultura intelectual. Deus respeita o ‘Eu’ de todos, logo, enquanto o meu ‘Eu’ imperar na minha vontade, o meu modo de ser bloqueia o poder da graça divina para me transformar em nova criatura. Deus é Onisciente, Onipotente e Onipresente, porém, Ele não os usa para neutralizar a vontade das pessoas, logo, Deus só pode fazer de mim uma nova criatura se ‘Eu’ desejar ser uma nova criatura segundo a vontade de Dele. Muitos se enganam com respeito à salvação limitando-se a aceitação de uma denominação religiosa, outros vão um pouco mais além se fazendo profissionais ligados às mais diversas instituições religiosas, uma vez profissionais acham-se merecedores da salvação; cuidado! Há somente um meio de sermos salvos e ninguém será por merecimento; a salvação se dá pela morte do egoísmo, e tal milagre operará se o meu ‘Eu’ permitir que Deus a opere em mim. O ‘Eu’ natural realiza-se satisfazendo a vontade egoísta, ninguém naturalmente se submete às instruções bíblicas, mas, é possível ser membros e profissionais religiosos de qualquer instituição sem ser uma nova criatura segundo a vontade de Deus; assim sendo, é esta a causa da tolerância religiosa ao mundanismo que invade as igrejas cristãs, não diferenciando em nada daqueles que não estão ligados à religião alguma.
     A ignorância cognitiva é um projeto político mundial para manter a escravidão e exploração das pessoas, é este o ideal do capitalismo. Todas as religiões, controladoras dos maiores complexos educacionais privados participam conscientemente desse idealismo político vendendo a educação a quem possa pagar; fazendo da grande massa populacional mantenedores dessa elite exploradora, e no outro extremo, dos narcotraficantes que destroem a saúde física das pessoas. Assisto reuniões evangélicas de todas as denominações, nenhuma delas incentiva seus membros a estudar, ninguém condena esse projeto político-capitalista de não educação de qualidade a todos. A ignorância generalizada é um ideal que vai além da política, do capitalismo e das religiões: É um ideal satânico de embrutecimento da humanidade, pois, somente assim ele conseguirá manter o povo longe do conhecimento, de ser um cidadão consciente, mas, pelo contrário, um bárbaro que só conhece a força como meio de se livrar da exploração capitalista-político-religiosa. Assim sendo, eis a causa de tanta brutalidade nos lares, nas escolas, dos conflitos bélicos, da tolerância e incentivo ao narcotráfico e a intolerância ao outro em todas as estâncias sociais. Pior que isso, eis a causa de tanta hipocrisia religiosa e desinteresse por conhecer um modo de vida além das paixões humanas, de entender e submeter o ‘Eu’ ao plano de salvação elaborado por Deus, O Criador. Quer conhecer o plano de salvação independentemente de qualquer instituição religiosa? Então seja um investigador da bíblia. Quer uma comentadora da bíblia inspirada por Deus? Estude a bíblia e os livros da profetisa contemporânea Ellen G. White concomitantemente. Seus principais livros para estudar paralela a bíblia são: O Grande conflito, Desejado de Todas as Nações, Patriarcas e Profetas e Profetas e Reis. (Editora: Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, São Paulo).


Filósofo Isaías Correia Ribas