O primeiro período
filosófico é conhecido como Natural; durou aproximadamente dois séculos e o
primeiro filósofo foi Tales de Mileto; o problema que eles queriam solucionar
era quanto à gênese de tudo o que existe no planeta Terra e no cosmos (a ordem
universal); o objetivo filosófico era encontrar um elemento natural que fosse a
causa dos organismos e da ordem universal. Várias hipóteses foram levantadas,
porém, todas foram descartadas como prováveis causadoras do princípio de tudo.
O projeto filosófico nasceu para criar outra teoria do conhecimento, substituindo
assim as que fundavam no Deus bíblico, nos relatos mitológicos e no politeísmo.
Como já disse várias vezes neste blog, os filósofos da natureza frustraram-se
diante de suas hipóteses e perspectivas, porém, jamais desistiram dessa
empreitada, enquanto essa ordem mundial durar, essa luta pela supremacia
epistemológica continuará. É a batalha entre a fé e o racionalismo puro; entre
o bem e o mal; entre Deus, O Criador, e Satanás, a criatura que se rebelara
injustamente, perdeu o seu posto e por isso quer vingar-se de Deus; como ele
não tem poder para atingir diretamente a Deus, busca vingar-se do Criador
destruindo suas criaturas e Seu plano de salvação. Do século IV a. C. ao XV d.
C., aproximadamente dois mil anos, os filósofos, após suas frustrações naturais
uniram-se à ideia da existência de um ser metafísico e dos mitos para destruir
a fé daqueles que creem no Deus criador e mantenedor de tudo; para isso, várias
filosofias foram elaboradas. A filosofia sempre pensa a partir do todo, isto é,
da natureza e do cosmos; ao contrário, a ciência pensa a partir do particular,
ela faz um recorte no todo filosófico e cria a partir desse recorte; a
filosofia nunca deixou de pensar o todo, tanto o físico quanto o metafísico, e
nem poderia ser diferente devido suas ambições de questionar o metafísico,
insisto, nem que para isso tenha que se unir ao metafísico, à religiosidade e à mitologia. O método filosófico Pré-Socrático era científico-sensível,
baseava-se apenas nas observações dos sentidos, em hipóteses descritivas; não
havia nenhum instrumento que auxiliasse os sentidos naturais. Após as
frustrações dos primeiros filósofos o projeto filosófico obrigou-se a adotar novas
estratégias, e assim, coube à ciência, assumir a partir das frustrações filosóficas,
e a evolução científica tornou-se também um poder questionador da teologia da criação, um braço forte aliado da filosofia; criadora de
hipóteses antropocêntricas, e essas, têm-se demonstradas falaciosas quanto à origem dos organismos vivos e do cosmos.
Filosofia Contemporânea
Kant, Immanuel
(1724-1804) é o filósofo que culmina a filosofia moderna e influencia a contemporânea,
que é, ao mesmo tempo, o retorno da filosofia ao seu objetivo primeiro, isto é,
ao antropocentrismo puro, desvinculando-se de vez da metafísica, da ideia de um
Deus criador, fonte de todo conhecimento e da moral bíblica. Podemos dizer que
a filosofia contemporânea é o retorno à filosofia da natureza, aos
Pré-socráticos e o ícone maior desse retorno foi Nietzsche, Friedrich
(1844-1900), é um dos pensadores mais originais do século XIX e o que mais
influenciou o pensamento contemporâneo, sobretudo na Alemanha e na França. Além
de filósofo foi professor de filologia grega na Universidade de Bonn e
leipzing. Foi também poeta e filósofo crítico mais que teórico e doutrinário;
para ele, o conservadorismo e à visão de mundo burguesa, o cristianismo, enfim,
toda forma de vida que considera contrária à criatividade e à espontaneidade da
natureza humana são decadentes. A tarefa da filosofia deveria ser de libertar o
homem dessas tradições, anunciando uma nova era, uma nova forma de pensar e
agir, através da “transmutação de todos os valores”. Nietzsche enfatiza o apelo
aos mitos primitivos dos povos, ao heroísmo e à vontade humana, bem como às
manifestações artísticas que expressam esses valores. *Heidegger, *Foucault,
*Deleuze entre outros, foram influenciados pela filosofia de Nietzsche. E
Nietzsche foi influenciado diretamente pela filosofia do Pré-Socrático
Heráclito, aquele que deduziu que tudo no mundo é apenas movimento e esse mesmo
movimento é a gênese de tudo. Da ideia de movimento Nietzsche criou o conceito
devir, isto é, tudo está no devir, nada é; por isso ele propõe a transmutação
de todos os valores da cultura ocidental, pois esta, certamente cairia no
niilismo, no nada. Para ele não existe vida para além desta, o futuro reino de
Cristo, promessa bíblica e toda teoria de vida porvir cai no niilismo; a única
vida que existe é esta, a vida mundana, por isso, devemos viver todas as
pulsões carnais que possam aflorar em nós, a natureza deve ser o nosso Deus, é
ela a única que supri nossas necessidades para a vida. A proposta de Nietzsche
para superar a decadência social está na educação das crianças, a fase infantil
à adolescência é a mais apropriada para se exigir o aprendizado do futuro
cidadão, quanto mais se cobra aprendizado nessa fase, mais a criança se sente
valorizada, pois, esta é fase propícia para se aprender e quando descobre o
mundo aprendendo, o cidadão supera todo tipo de ignorância cognitiva, moral e
religiosa. A proposta de educação de Nietzsche está corretíssima, porém, sua
proposta está na contra mão dos objetivos dos políticos e religiosos que
preferem cidadãos ignorantes, fáceis de serem manipulados, principalmente os
políticos dos países emergentes, o Brasil é o exemplo clássico dessa política,
país naturalmente rico, mas ignora a evolução cognitiva de seus cidadãos, está
na hora dos políticos e educadores caírem na real e formatar nova educação para
os brasileiros, caso contrário, o caos social se instalará e a própria
democracia estará em jogo. O atual paradigma educacional brasileiro: “PROGRESSÃO
CONTINUADA” é o mais decadente de todo projeto educacional para uma nação,
somente líderes escravocratas são capazes de impor tal projeto aos seus “concidadãos”;
o atual prefeito de São Paulo, Haddad, por ser filósofo, já iniciou os
primeiros passos para destruir o que a prefeita, Luiza Erundina de Souza
implantou enquanto prefeita desta cidade seguida pelo resto dos partidos
políticos do país. A “PROGRESSÃO CONTINADA” acabou com as avaliações dos
professores e deu aos estudantes o direito de se diplomarem na ignorância
cognitiva, construindo assim uma nação de cidadãos incapazes de evoluírem no
conhecimento, capazes de, por si só, crescerem socialmente, afastando-se assim,
da delinquência generalizada. Outros projetos educacionais que segue na mesma
ideologia estão implantados nas universidades de todo país, são as graduações à
distância e as matérias oferecidas em EAD (Educação A Distância), a questão é:
como graduandos que não aprenderam ler e escrever corretamente na educação
básica têm condições de autoeducação superior? Pior, aquela que se denomina a
maior e melhor universidade pública do Brasil, USP, por meio do IVEPESP, estão
oferecendo graduações à distância aos brasileiros interessados; o instituto
IVEPESP é composto por doutores da USP e de outras universidades públicas e
particulares do país, a cúpula deste instituto é composta de 75% de membros da
maçonaria e 25% de profanos, pessoas que não são maçons. Pela composição já da
para perceber qual é a ideologia dominante do instituto. De olho nessa fatia de
recursos que o governo do estado de São Paulo injetará nesse projeto, muitos
profanos ligados à educação superior estão iniciando na maçonaria.
Ética
Todas as escolas
filosóficas e filósofos a partir da Academia de Platão trataram desse tema,
logo, a ética é o principal tema filosófico e esse é também o seu maior objetivo:
formar cidadãos éticos, como consequência natural, ter-se-ia noções e povos
éticos em todo o mundo. Mas, o que é ética? Ética é uma ciência como a
biologia, a geografia e outras ciências escolares; por meio da ética aprendemos
a respeitar os costumes e culturas de outros e a valorizar o outro semelhante a
mim como pessoa de direitos iguais. Quando traduziram Ethos (Ética) do grego
para o latim ficou More (Moral), que veio a confundir com a moral bíblica e
cristã que tinha grande influência na sociedade de então, a partir daí,
nasceram as dificuldades para separar a ética da moral, onde esta última seria
objeto de estudo da primeira. Logo, ética é a ciência que estuda a moral e
outros costumes culturais. Um cidadão antiético é aquele que não respeita a
dignidade do outro como pessoa de direitos a desenvolver a sua cultura sem
constrangimento algum, e o ético é aquele que respeita o outro como pessoa
digna a tudo como a ele mesmo. Assim sendo, a filosofia não conseguiu até o
momento, fazer uma sociedade ética, talvez, nem mesmo cidadãos éticos; e creio
que será impossível concretizar tal objetivo quando a mesma filosofia é contrário
ao cidadão de moral bíblica e cristã, pois, neste quesito, a própria filosofia
é eticamente contraditória.
Política Contemporânea
Há países da
América do Sul que tem o seu PIB (Produto Interno bruto), baseados no plantio e
comércio da maconha e no processamento de produtos químicos para a composição
de drogas ilícitas que está destruindo a saúde de milhões de cidadãos em todos
os países do mundo; na Europa e América do Norte as drogas sintéticas, tal qual,
ou pior ao projeto da América do Sul, fazem o mesmo aos cidadãos do mundo; os
USA e a invasão da privacidade das nações e cidadãos em particular por meio da
internet é outra postura política antiética do mundo contemporâneo; os países
do Oriente Médio também faz o mesmo aos seus cidadãos e vizinhos por meio da
pulverização de gases tóxicos e atitudes bélicas; os Orientais e não
colaboração com seus vizinhos étnicos também não colaboram para a formação de
cidadãos éticos; as instituições religiosas também sobrevivem da exploração da ignorância
cognitiva do sujeito para se enriquecerem, mostram-se também antiéticas; as
empresas de tabaco e de alcoolismo também fazem da desgraça humana o seu enriquecimento
ilícito; e o próprio cidadão capitalista que vive da exploração do outro. Em
todo o mundo há filósofos para sistematizar e justificar junto aos poderes
político-capitalista-religiosos a desgraça generalizada que corrompe o homem. E
aí, de que o puro racionalismo filosófico e científico é realmente capaz? E os
princípios bíblicos e sua moral divina? É isso o que se deve entender como o
bem e o mal, como eles se materializam na cognição humana; é esta a guerra
entre Deus e Satanás, onde, cada um tem a liberdade de se manifestar entre os
homens, e é o sujeito quem faz a diferença quando decide o que fazer de sua
vida, honrando assim, a Deus ou ao Diabo.
Filósofo Isaías Correia Ribas