Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

"A INTERNET CRIA UM NOVO HOMEM (SER)"


     Quem sou eu? Quem é você? O que é o mundo? Os homens e o mundo são coisas diferentes ou somos uma só coisa, uma simbiose? Se assim for, não existem sujeitos e nem mediadores entre o sujeito e o mundo. Logo, há apenas o mundo aberto à intencionalidade. Essa intencionalidade se dá, não pela falta e necessidade de algo, acontece porque o mundo está aberto, e se é aberto, não necessita de mediadores. O “mundo virtual” (internet) é uma realidade. E, diante dessa nova realidade, uma nova dimensão ontológica aparece para certificar o que é o ser, a vida e quem está vivo. Não há mais a questão: quem ou o que é o sujeito? Mas, em que dimensão encontra-lo no mundo? Se o outro estiver vivo para o mundo encontrá-lo-ei em alguma dimensão física ou metafísica (inserido na internet). Este é o novo mundo das contingências, reinos do bem e do mal e não tem volta. Ninguém tem poder para acabar com a internet, desliga-la do mundo, e, caso houvesse esse consenso, seria à volta, no mínimo, ao medievalismo, como a história não é uma repetição do mesmo, como querem alguns, não haverá retorno ao passado, e isso não é nem mesmo cogitado. Existem entre os mais velhos, doutos ou não, críticas àqueles que fazem da internet o seu mundo, geralmente estes, têm dificuldades de lidar com essa nova realidade de ser-com-o-outro-e-o-mundo; argumentam que o isolamento físico entre membros das famílias são causas de certas patologias psicossomáticas, será? Porém, na dúvida, e, em uma postura contraditória, todos compram computadores aos filhos, e caso não faça isso, pode crer, seu querido filho está morto para o novo mundo. A questão é: a internet isola ou reuni famílias? Reuni, não só famílias, mas todo o mundo e tudo o que ele oferece.  Viver neste mundo das contingências, com ou sem internet, sempre foi perigoso, um risco à vida feliz. “Eh Mundo velho sem porteira!”; “sem censura”; “sem telhados”, “sem fronteiras”; “sem ditadores”; “sem leis e legisladores”; “sem ética”; “sem moral”; “sem democracia”; mundo de todos e para todos se fazer de si o que quiser, a internet é um mundo aberto ao todo e ao nada, às perspectivas impensadas pela velha ontologia, moral, ética e filosofias mediadoras. Com a internet, o que parecia impossível aos olhos dos homens, tornou-se possível e com velocidade incalculável. “Os últimos acontecimentos serão rápidos”. O internauta não é mais um ser passível, mero receptor de informações dos controladores das mídias que controlavam e impunham (jornais impressos e TVs) ideologias de controle de comportamento social, mas um ser-no-mundo com poder de intervir em toda rede de relações; o internauta criará uma nova dimensão política para o novo cidadão em formação, um cidadão capaz de se fazer com liberdade de ser o que quiser. Todos em rede são receptores e emissores, aprendizes e formadores, as barreiras cognitivas e epistemológicas se foram. Um novo ser surgirá, e quem é capaz de dizer o que será e como agirá esse ser no mundo? Só o tempo revelará.
     Há dois versos bíblicos que merecem nossa reflexão, “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”. (Daniel 12: 4) “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. (Mateus 24: 14)
     De todos os conhecimentos dos homens, a ciência é a responsável por todas as evoluções e revoluções cognitivas, técnicas e filosóficas. A internet é o ápice científico que engloba o mundo todo, mais alguns anos e o novo cidadão do mundo globalizado estará inserido nessa nova realidade, até porque ele já nasce nessa nova dimensão de ser-no-mundo, os que ainda vivem dos anos cinquenta para cá precisam perder a resistência e buscar inserir-se, caso a sua resistência vença, serás “eliminado” dessa nova dimensão, assim sendo, o que deixarás para a sua descendência que estará vivendo em outra lógica de comunicação e relação? A profecia de Daniel (século VI a. C.) está se cumprindo ao pé da letra.
     Alguém ainda duvida de que o evangelho do reino será pregado em todo o mundo e em testemunho a todas as gentes? Jesus, nosso Criador e Redentor, ao profetizar a pregação do evangelho em todo o mundo, vislumbrava a tecnologia a favor da salvação de quem quisesse! Você, que diz ser seguidor de Cristo e conhecedor das verdades bíblicas, o que faz na internet, busca passar aos seus amigos o que você conhece sobre a salvação em Cristo, ou é um questionador barato e semeador de dúvidas como sempre fez e faz o Diabo com e sem internet? Tenha certeza, os três anjos e suas mensagens sendo dadas aos habitantes da terra de apocalipse 14, não são anjos literais fazendo essa obra, mas, o homem missionário de Cristo fazendo uso das ondas de rádio, de TV e agora com a internet, pregando com todo o poder para alcançar o outro que, de um modo ou de outro está conectado à nova lógica de mundo-sem-fronteiras, mundo aberto a tudo, ao bom e ruim como sempre foi depois do pecado.


Filósofo Isaías Correia Ribas