Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

SENHA PARA A PAZ E VIDA ETERNA


     Atualmente todos nós, cada vez mais precisamos de senhas: para acessar nossa vida acadêmica, contas correntes e de poupança, profissional, das diversas mídias e outras. Sem elas memorizadas corremos o risco de sermos assaltados, perder arquivos importantes e até a vida, pois muitas vezes, diante de assaltantes se não as revelamos podemos ser mortos.  Para alcançarmos a paz temporal e atemporal, a vida eterna; temos que ter uma senha memorizada, sem esta, Satanás, o astuto assaltante consegue fazer com que sejamos infelizes neste mundo e percamos o que é de mais valor, a vida eterna. Esta senha é geral, para todos: “VIGIAR, ORAR E TRABALHAR”. O segredo está em saber usá-la no momento certo, os que a digitam corretamente conseguem ser feliz já, e acompanha-os a certeza que alcançarão a plena felicidade, a paz e a vida eterna.
“Há três palavras-senhas na vida cristã, as quais precisam ser atendidas, se não queremos que Satanás venha furtivamente sobre nós, isto é: vigiar, orar e trabalhar”. (Ellen G. White, TESTEMUNHOS SELETOS VOL. I; pág. 251. Ed: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, TATUÍ, SP. 1984).
Jesus nos passou conselho parecido: “Vigiai, pois, em todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do filho do homem.” (Lucas 21: 36); “Tudo que pedirdes em oração, crendo, recebereis”. (Mat. 21: 22); Paulo aconselha: “Orai sem cessar”. (I tessalonicenses 5: 17); Jesus deu-nos uma missão, um trabalho para que experimentemos a felicidade de sermos coparticipantes na obra de salvação do outro até que Ele venha: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28: 19 e 20).
VIGIAR
     Quando pensamos no trabalho de um vigia dificilmente aplicamos a nós essa tarefa, a não ser que somos profissionais desta área. Porém, o texto sagrado está se referindo a cada um de nós independentemente de nossa profissão, o que somos e temos. Cada um precisa vigiar-se, não há como outro oferecer-nos essa vigilância segura; profissional algum conhece o outro ao ponto de garantir a felicidade presente e assegurar-lhe a salvação eterna.  Somente Deus em Sua Onisciência sabe o meu eu, quem sou e porque estou agindo assim, a origem de meus medos e incertezas, e os meios pelo qual posso ser atingido, despertado, conscientizado dos perigos que me ronda. O indivíduo tem que sair em busca do próprio socorro. Então, a felicidade individual e a salvação, dependem do vigiar do próprio sujeito, confiar a outros ou a instituições religiosas essa tarefa é pôr em risco a atual felicidade e a vida eterna.
ORAR
     A oração é um ato de fé, o pedinte precisa crer na existência do Deus Criador, que Ele ouve o seu clamor e está interessado em ajudar-lhe, a própria pessoa deve ser seu agente, demonstrar que tem fé. Deus nos ouve segundo a nossa sinceridade, não há como enganá-Lo. Logo, precisamos ser verdadeiros diante do Onisciente, Onipotente e Onipresente Deus do Universo. A questão é: e quem não crê na existência de Deus e está passando por alguma crise, podendo ser inclusive a existencial, estes não podem recorrer a esse Deus? Sim. Creio que sua oração deva ser: dá-me o Deus a capacidade de entender a Sua existência, Sua bondade e prontidão em ajudar-me; se existes realmente revele-se a mim. Como Deus nos conhece individualmente, Ele sabe o que fazer e tem todo o poder para nos ajudar em nossa incredulidade, começa aí a relação, a experiência individual com o Criador, mas não nos esqueçamos, eu tenho que me dirigir pessoalmente a Ele em busca de sua graça e não esperar que outros, ou um mediador faça isso por mim. O único mediador confiável que temos é o filho de Deus, Jesus Cristo o justo. A senha tem que ser digitada pelo indivíduo, fazendo isso, uma nova experiência e novidade de vida teve início! Além do privilégio de falarmos com o Criador por meio da oração, temos também a felicidade de ouvirmos a sua voz por meio do estudo de sua palavra, a bíblia. Mas muitos dizem: a bíblia é um livro difícil de ser entendido, realmente, por isso Jesus prometeu-nos o Espírito Santo para nos convencer “do pecado, da justiça e do juízo”. Deus sempre providenciou a seu povo um profeta bíblico para guiá-lo. Há também na própria bíblica a promessa do Espírito de Profecia, uma luz menor que levaria seu povo a compreender sua palavra que estava ofuscada com as falsas interpretações do homem; um (a) profeta que nos levaria a compreender o sagrado livro, pois Sua igreja dos últimos dias precisaria dessa ajuda extra para guiar-nos em toda verdade bíblica. (Apocalipse 19: 10) Esse ministério cumpriu-se na pessoa de Ellen G. White (1827-1915). Os Adventistas do Sétimo Dia são sábios nas escrituras, basicamente, graças ao ministério e os escritos dessa profetisa. Como aconteceu a todos os profetas bíblicos, acontece também à profetisa: o povo não gosta de ouvir a palavra do profeta, suas posições: assim me revelou o Senhor incomoda-nos, por isso muitos a tem como uma simples escritora Norte Americana passível de críticas; e é óbvio, estamos livres para isso também. Porém, se queres realmente a salvação, precisas conhecer a bíblia, leia-a auxiliado com os escritos da profetisa, com certeza, conhecereis as sagradas letras por experiência própria. A salvação não é um processo apenas milagroso, é racional, e dependente de sérias investigações pessoais da palavra de Deus, por isso é fonte de felicidade, grandes emoções e disposição para o trabalho em prol da salvação de outras pessoas!   
TRABALHAR
     Ellen G. White: “As grandes forças morais da alma (pessoa) são fé, esperança e amor”. A mais pura e elevada devoção a Deus é aquela que se manifesta nos mais fervorosos desejos e esforços para ganhar almas para Cristo”. (Idem. Pág. 322 e 323).
Trabalhar em prol do outro e para Cristo é o mais elevado serviço que podemos executar, fazemos isso vivendo segundo a vontade de Deus em todos os momentos. Assim fazendo estamos testemunhando, sendo constantemente uma ferramenta nas mãos de Deus para impressionar outros. Então, quando e como nos vestimos, falamos, brincamos, estamos em festas, correndo atrás de nosso pão de cada dia; estamos sendo diferente dos mundanos, estamos no mundo, mas não lhe pertencemos mais; estamos sendo transformados para a transladação para o mundo perfeito onde nosso salvador habita e reinará sobre nós! Enfim, enquanto vivemos estamos trabalhando para Deus e a favor da salvação de nosso próximo, nos preparando para a BREVE VOLTA DE CRISTO!
Isaías Correia Ribas, filósofo e professor.