Pesquisar este blog
sábado, 28 de janeiro de 2012
Reciclagem como oportunidade
Atualmente, os resíduos sólidos representam um grande desafio para a sustentabilidade. E esta temática para Prof. Dr. Pedro Jacobi é a que melhor exemplifica a possibilidade de formulação de políticas públicas que possam impulsionar mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes individuais com a finalidade de prevenir e minimizar a degradação ambiental, já que as pessoas representam uma parcela importante da cadeia de produção. Entretanto as ações governamentais são tímidas e tanto que só recentemente foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010).
Neste sentido, a reciclagem surge como uma das maneiras possíveis e eficazes para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos descartados diariamente. Pois a reciclagem trata-se de um “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos”. Assim estes resíduos que antes eram destinados a aterros sanitários, aterros controlados e lixões, adquirem uma nova possibilidade de reutilização. Tão logo, os cidadãos não devem esperar somente a ação governamental, mas sim devem participar ativamente desta cadeia de reciclagem, pois o inicio do tratamento (reciclagem) é a coleta seletiva, isto é, a separação de materiais recicláveis de materiais orgânicos, principalmente.
Mesmo assim, para que haja o envolvimento das pessoas e torná-las ciente de sua responsabilidade ambiental, são necessários programas de educação ambiental e de comunicação a respeito da questão dos resíduos sólidos, fazendo com que elas compreendam toda a cadeia de reciclagem, tal como além da coleta seletiva, as possibilidades de destinação e possíveis produtos reciclados que estes materiais podem se tornar.
Para maiores informações sobre possível destinação ou Postos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis e de outros resíduos, consulte o sites:
- Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE): www.cempre.org.br
- Instituto GEA: www.institutogea.org.br
- O mapa da reciclagem do seu lixo eletrônico: www.e-lixo.org
Dayane Mendonça de Almeida
Graduanda em Gestão Ambiental (EACH-USP)