Conhecimento antropocêntrico
- Toda relação do sujeito com o objeto é objetiva. Logo, para conhecer o objeto o sujeito precisa apreendê-lo, caso contrário o conhecimento sobre ele não se processa, aí, tudo que o sujeito disser sobre o objeto não vai além de falácias. Isso falando de objetos concretos, seja um lápis, um motor de explosão, um computador ou uma nave espacial. Agora imagine a complexidade que enfrentamos para apreender um livro onde, muitas vezes, o autor quer enganar em nome do conhecimento, das tradições culturais, de teologias e filosofias? Mas o problema maior para encontrar a verdade e revela-la a outros é a opção do povo pela ignorância, achando que apenas acreditando fará dele um defensor ou opositor em condições de defendê-la ou negá-la porque acreditou despreocupado em entender o processo. Mas isso não significa que os analfabetos não têm condições de encontrá-la pois, independentemente do conhecimento formal somos inteligentes e a inteligência ativa supera o analfabetismo e certos conhecimentos específicos, tanto é que já houve muitos analfabetos donos de empresas e fazendas, pessoas capazes de gerenciar seus bens com sucesso. Quanto a salvação oferecida por Deus segundo os relatos bíblicos, os analfabetos não estarão perdidos por apenas acreditar; pois, o Deus onisciente julga segundo a honestidade e oportunidades que teve o indivíduo. Pelo exposto entende-se que a verdade absoluta existe, mas encontra-la fora dos escritos bíblicos é impossível porque o conhecimento humano se movimenta através de lacunas deixadas por aqueles que buscam defini-la. Quando outros preenchem essas lacunas outras surgem e esse processo se estende por tempos indefinidos. Logo, a verdade absoluta sobre as origens das diversas formas de vida, do céu astral, do bem e do mal e do plano de volta a perfeição edênica existe, mas jamais será encontrada nas literaturas e culturas antropocêntricas. .
A existência da coisa-em-si ou objeto, é contingente. Isto
é, existe; mas poderia não existir, isso se dá porque, segundo Aristóteles, seu
existir depende de um artista eficiente que dê forma à matéria informe. Já, o
ser em si não depende de um artista manipulador; segundo Parmênides, Ele é.
Isto é, sua existência não depende de nada, é auto existente.
Então,
quando Kant diz que da coisa-em-si nada podemos saber ou conhecer, a que ele
está se referindo, à coisa-em-si como objeto ou ao Ser em si que existe
independentemente de um artista eficiente? À coisa-em-si não pode ser porque ela
depende de um artista eficiente que a faça e, se é feito por alguém, qualquer
um que queira pode apreendê-lo, conhecendo tudo sobre ela e sua utilidade.
Segundo Kant, da coisa-em-si ou o
objeto, a priori, isto é, através da razão pura nada aprendemos porque é
impossível, apenas pelos sentidos, sem o processo da experiência prática,
apreendê-los, para, a posteriori (após a experiência), conhecer sua matéria e
utilidade. Kant não estava discutido apenas sobre as experiências sensíveis, da
capacidade humana de apreender a coisa-em-si através dos sentidos,
observando-as à distância, sem manipula-las. Sua teoria do conhecimento abrira
novas perspectivas à capacidade humana de igualar-se às ciências exatas,
manipulando cientificamente as diversas formas de vida e o universo astral, para, fundamentado nas
mesmas bases das ciências exatas, através do empirismo científico, conhecer as
origens da vida e da ordem universal (o cosmos) independentemente de um Deus que
revela as origens de tudo através dos escritos bíblicos.
A
ciência moderna, através das teorias do conhecimento, prosseguira com os mesmos
objetivos da filosofia antiga, tirar Deus do centro do conhecimento segundo a
Idade Média recolocara. Kant não fala do Ser em si quando refere-se a Deus, mas
à coisa-em-si. Logo, quando Kant refere-se à coisa-em-si ele refere-se a Deus
como o criador de tudo que há, afirmando que Deus não pode ser aprendido pelos
sentidos para, a posteriori, deduzirmos alguma coisa, pois Deus está além da
física, é metafísico. Kant põem os cientistas no limite do universo astral e o
habitat do Ser em si (coisa-em-si), onde, através de objetos cientificamente construídos,
apreende o que pode ser apreendido do universo, conhecendo-os. Mas O Ser Em Si
está além da capacidade do homem para apreendê-Lo pelos métodos científicos. O
ser em si para Kant não existe além de um conceito para fechar a lógica do
criacionismo bíblico.
Não há nada no planeta Terra e no céu
astral que seja algo-em-si. Pois, o que existe em si não pode ser manipulado
para ser modificado para conhecer segundo as ciências humanas. É dessa
complexidade que surgem as simples e embaraçosas questões filosóficas: O que
surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? As sementes ou os vegetais? Como a
filosofia não tem resposta objetivas sobre as origens da vida e do universo e,
uma vez que tudo que há pode ser manipulado e modificado, entende-se que o
originador da vida animada e coisas inanimadas está além do planeta Terra e do
céu astral. Assim sendo e logicamente pensando, o Ser Em Si existe, é eterno e
tem todo poder em Si. Segundo o filósofo Pré-Socrático Parmênides, Ele É;
porém, não pode ser apreendido pelas técnicas para ser analisado
empiricamente. Por isso a bíblia é o livro a ser desconstruído pelos filósofos
e cientistas, pois, desconstruindo-a, desconstrói-se a existência de Deus e,
consequentemente a fé em Deus. Por isso as religiões e suas denominações
religiosas existem apenas como instituições exploradoras da fé dos que não
conhecem. Como afirma Nietzsche, são instituições niilistas, que creem no nada
como sendo Deus. Percebes como Satanás é astuto, sabe enganar em nome do
conhecimento de tal modo que engana pretensos sábios, religiosos e a grande
massa que não quer conhecer para conscientemente crer?
Conheça
as principais teorias do conhecimento filosófico de todos os tempos que buscam
eliminar Deus de nossa mente, a bíblia como sendo Sua palavra revelada à
humanidade e originador das diversas formas de vida e do cosmos lendo o livro
FILOSOFIA X BÍBLIA.
O livro tem 336 páginas e custa R$: 90,00 incluindo frete para o correio entregar na residência dos que moram no Brasil. Residentes em outros países a taxa de entrega é outra a ser calculada pelo correio. O pagamento deve ser feito através de depósito bancário ou transferência para Isaías Correia Ribas - Banco Bradesco - agência 0277-1; C/C 003985-3 - CPF: 034014108-57. Feito isso, mande-me seus dados para enviar-lhe o livro através do Email: isaiasribas_filosofia@hotmail.com ou através do facebook. Mas, caso queira dividir em até 12 vezes, está a venda no site da OLX.
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