Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

AGIR CONSCIENTE NO MUNDO


     Parece uma proposição com conclusão simples, mas não é. Ter consciência de estar inserido no mundo, planeta Terra, é aparentemente fácil, até porque este é nosso habitat. Mas agir consciente em relação ao que se passa no mundo, com o meu “EU” conectado e fazendo parte deste, requer conhecimento e reflexão com relação às estruturas políticas-religiosas-científicas e filosóficas que me envolvem determinando-me. Os poderes buscam determinar os indivíduos segundo seus interesses particulares e na medida do possível a um todo conjunto dominante. Então, enquanto trabalhamos, estudamos, adoramos e/ou defendemos um ponto de vista, inconscientemente ou não, estou defendendo um ou todos os poderes que me envolvem para me determinar. Então, se sou determinado por agentes externos, como posso entender o que é liberdade de ação? Parece que só me resta o dever escolher a quem ou a que servir.  Assim sendo, sou apenas serviçal, no máximo, agente reconhecido dos dominadores institucionais, servidor dos escravocratas dominantes. O que “EU” sou? Livre ou determinado? Se se sou determinado, onde se fundamenta a liberdade tão exaltada pela democracia, filosofia e religião? Se tudo isso procede, sou escravo, herança da cultura brasileira que os colonizadores implantaram e os atuais políticos a mantêm por meio da péssima educação pública oferecida aos trabalhadores. Mas, graças à “pequena” mídia popular (internet), a população brasileira, em rede, está se libertando dessa herança maldita e novas perspectivas políticas já são possíveis visualizar!    
     A liberdade de agir consciente no mundo não pode ter seu fundamento nas estruturas externas ao homem, mas em seu interior, em seu consciente cognitivo, na estrutura mental que deve ser preenchida com conhecimento. Assim sendo, quanto mais conheço, mais próximo estou da liberdade, sendo livre posso colaborar para o fim da escravidão imposta pelas instituições de poderes alienantes e/ou escravocratas brasileira.  
     A sociedade mundial clama por mais direitos constitucionais e liberdade. Mas a indagação dos poderes em exercício que sempre alienou e escravizou é: já existe consciência nesses que clamam por liberdade? Porque, se sou livre, sou livre em relação ao outro, logo, a minha liberdade deve respeitar o mesmo direito ao outro. Mas o que causa temor aos poderes dominantes é que a sociedade que se acha consciente não tem consciência e nem conhecimento para reconhecer o outro em si mesmo e isso pode ser causa de problemas de ordem social em todo o mundo.
     Liberdade e deveres confluem-se, isto é, é impossível um sem o outro. Mas o meu “EU” é egoísta tal quais às instituições que alienam e escravizam. Percebo então que está se aproximando a hora de cada um como pessoa e instituição provar de sua receita egoísta. Não há nada mais bárbaro que uma sociedade inconsciente agir em nome da consciência popular; como essa “consciência” mostra-se crescente, estamos diante de iminentes problemas sociais em muitos países, assim, indícios de barbáries civis já podem ser detectadas; os poderes dominantes não têm outra saída que fazer a vontade dessa consciência; então, uma nova ordem mundial de dominação deve se levantar, e se assim for, adeus ideais democráticos. Como sempre aconteceu na história da humanidade um novo poder político-religioso, semelhante ao Medieval, deve se impor para estabelecer a ordem mundial. As portas para os anunciados poderes apocalípticos se instalarem se abrem. As profecias bíblicas nunca falharam e jamais falharão. Mas a questão é: eu estou pronto para encará-lo e defender as razões de minha consciência social, política, filosófica e religiosa, ou simplesmente, as razões de minha fé?
     O poder político-religioso medieval fora ferido de “morte” pelos ideais Renascentistas e Modernos. Mas, segundo a bíblia, essa ferida seria curada e um poder renovado, nascido da terra, isto é, a América do Norte, se levantaria e restauraria o poder Medieval. Em outras palavras: Por causa dos muitos problemas que surgirão em diversas regiões do planeta ao mesmo tempo, os Estados alicerçados na democracia não darão conta de governar essa sociedade que clama por mais direitos, mais liberdade e menos princípios morais. Então, só restará uma saída: a união do catolicismo, do protestantismo apóstata e dos espiritualistas para formar um novo poder absoluto segundo o modelo Medieval; encabeçado pelo USA, darão poder à autoridade papal para impor-se às sociedades, restabelecendo assim, a “paz mundial”.  Apocalipse 13: 11-18
     Os últimos acontecimentos da história das nações serão rápidos; muitos correrão de uma parte para outra em busca de consciência (conhecimento) sobre o que está acontecendo com a desorientada sociedade e poderes dominantes, muitos nesse momento se lamentarão por não ter feito o que deveria enquanto havia liberdade para fazer. Mas, o que não fora feito em tempo de bonança terá que se fazer em meio às tribulações. Vencer o “EU” e ter consciência é obra que está além do egoísmo social, político, filosófico e principalmente religioso. Conhecer a Jesus e Seu plano de salvação são as saídas para a paz interior e a vida eterna!  
Filósofo Isaías Correia Ribas