Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

PLATÃO E O CONHECIMENTO



     Conhecimento, este, é a preocupação primeira da filosofia, e para conhecer a coisa é preciso analisa-la, para tanto, segundo Heráclito, a coisa tem que estar parada, estática; mas, o Universo e tudo que o compõe é movimento, além do movimento externo, há o interno para a própria manutenção e desenvolvimento do ser da coisa, onde esta é um constante ser e não ser antagônico, e se tudo flui antagonicamente (sendo e não sendo), é impossível à análise para se conhecer.
     Parmênides, contemporâneo de Heráclito, resolveu o problema do movimento criando a ontologia (teoria de ser). Assim, conseguiu por fim ao movimento estabelecendo o ser, não o ser físico que se movimenta naturalmente, mas o ser dialético, as ideias; o logos (palavras e raciocínios), dando assim, condições dialéticas para a filosofia continuar no seu propósito primeiro: acabar com a influência das revelações bíblicas e da mitologia no conhecimento e propósitos do Deus criador para a humanidade. Resolvido o problema do movimento Platão teve condições de elaborar sua teoria do conhecimento.
Platão
     Após a morte de seu mestre Sócrates, Platão, temendo a mesma sorte fugiu de Atenas; viajou por aproximadamente doze anos conhecendo outras constituições e diversas filosofias, principalmente a dos discípulos de Pitágoras, os pitagóricos. De volta, aos quarenta anos, fundou sua Academia em Atenas. Platão escreveu na forma de diálogo, e seu personagem principal foi seu mestre Sócrates, o mestre das ideias convincentes. Platão falava por meio de Sócrates em homenagem ao mestre, personagem rejeitado e admirado em Atenas.
Segundo Platão, “a ideia é mais que um conhecimento verdadeiro: ela é o ser mesmo, a realidade verdadeira, absoluta e eterna, existindo fora e além de nós, cujos objetos visíveis são apenas reflexos”.
Pitágoras
     “A palavra filosofia foi inventada por Pitágoras. Ele deixou duas doutrinas célebres: a divindade do número e a crença na metempsicose (migração das almas de corpo em corpo). Para ele, o corpo é a prisão da alma. Após a morte, a alma retorna em outro corpo, onde encontra um destino em conformidade com suas virtudes e vícios anteriores. Por outro lado, os números constituem a essência de todas as coisas” [...]. (dicionário de filosofia)
     Platão é o mais célebre filósofo do Ocidente. A quem diga que toda filosofia pós-Platão é filosofia de rodapé platônica. Digo mais, não só a filosofia, mas a política e 99% de toda teologia Católica, Protestantes e Espiritualistas bebem nessa fonte, que, ao longo da história, com uma boa trama filosófica judaico-cristã, adquiriu o status de teologia; passando assim, na Idade Média a comandar, sob a batuta da igreja Católica toda política ocidental, influenciando a vida religiosa das pessoas, assim, sob o manto da “religião bíblica”, alteraram os principais princípios e ensinos bíblicos que tem por objetivo conscientizar-nos de que há um plano de salvação elaborado pelo próprio criador do Universo.  
     Platão, ao propor o método para se conhecer teria que saber jogar com as palavras; o projeto de conhecimento antropocêntrico, naquele momento, dependia de sábias estratégias e argumentos filosóficos bem elaborados; que agradasse os orgulhosos doutos e que sabiamente enganasse agradavelmente a população desprovida de conhecimento. E mais, a filosofia natural, transparente e desafiadora do politeísmo mitológico e do monoteísmo bíblico, entrara em crise. A tradição filosófica é consciente de que o verdadeiro espírito filosófico morreu juntamente com os Pré-Socráticos; então, para continuar viva, a filosofia ou o seu espírito desafiador somente unindo-se à oposição: ao espírito religioso e mitológico. E foi isso que Platão conseguiu fazer da filosofia, uma falsa teologia Universal. O desafio primeiro da filosofia, de encontrar um elemento natural que fosse o originador de tudo ficou a cargo da ciência que, aos pouco foi se tornando conhecimento “verdadeiro”, conhecimento fundamentado nas causas e efeitos comprovados empiricamente (pela experiência), por isso, todas as teorias sobre a origem do Universo têm o respaldo científico e “toda” teologia o respaldo filosófico e científico. A fé no Criador, essa, tornou-se banal, foi direcionada às instituições religiosas ou a “pastores”, padres e guias espirituais que interpretam o assim diz o Senhor; logo, as revelações bíblicas ficaram subordinadas a interpretações teológicas, filosóficas e científicas. Então, diante de tamanha estratégia bem sucedida da filosofia e sua união com o místico, a salvação prometida na bíblia passou a depender de grande exercício intelectual, investigação cultural, espiritual e de muita fé na palavra de Deus. Enganam-se os que pensam que uma mera união com denominações religiosas lhe garantirá a salvação. Cada um de nós precisa fazer uma autoanálise para perceber quem eu sou e o que estou fazendo pela salvação do outro.  Se assim não for, quem alcançará a vida eterna neste atual mundo construído, a partir das interpretações humanas, um mundo de falácias políticas, filosóficas, teológicas, científicas e pessoal?   
Como conhecer o objeto ou a coisa segundo Platão:
     Platão, não esqueçamos, filosofou a partir da razão, da mitologia e do misticismo, logo, o antropocentrismo, razão pura, daquele momento em diante buscou transformar todo conhecimento mítico, místico e bíblico em razão pura. O papa Emérito Josef Ratzinger, no livro, Deus Existe? Declara, “cristianismo é antropocentrismo”. Então, Nietzsche (1844-1900), ao afirmar que cristianismo é platonismo estava certo. E ao dizer que o verdadeiro cristão morreu na cruz e que é possível e necessário que os atuais cristãos seja como Ele (Jesus Cristo), é uma verdade indiscutível para os que se dizem seguidores de cristo.  
Segundo Platão: à coisa ou o ser, ao objeto em si não temos acesso, somente às suas imagens. A coisa em si é eterna e imutável, sua forma é perfeita e está além, fora de nosso alcance sensível. A realidade para Platão é essa coisa em si; o mundo que temos acesso pelos sentidos é ilusório porque é constituído de imagens da coisa em si. Logo, a realidade de Platão está fora de nosso alcance físico-sensível. Platão não tinha noção da existência da mente, tudo era cérebro e este era apenas um órgão comum. Logo, para ter acesso à realidade, à coisa em si, dependia-se de algo além do homem e esse algo só poderia ser a alma, ser imortal que, segundo Pitágoras, migrava para outros corpos após deixar o cárcere, seu corpo.
Metafísica platônica: Idealismo X Materialismo
Idealismo em Platão: algo que não esta na mente; é a realidade das formas perfeitas que estão no mundo idealizado, o hiperurânio, habitat das almas migratórias; o que existe são os universais, as formas perfeitas. Para ele, de tudo o que existe no mundo sensível há um modelo, forma perfeita que habita o hiperurânio.
Materialismo: Não existe mente, existe o cérebro. Logo, não temos acesso ao hiperurânio sem auxílio externo, por isso a necessidade de uma alma imortal além do corpo. A metafísica de Platão é a realidade inatingível pelos sentidos, e a realidade sensível, de nosso habitat, o planeta Terra, é ilusória. Logo, não temos acesso à verdade Universal. A partir desses fundamentos Platão filosofou e construiu sua teoria do conhecimento. Após a reencarnação da alma o dualismo corpo e alma são possíveis, e os dois existem concomitantemente até a morte do corpo. Por meio da alma que teve acesso as forma perfeitas, pela reminiscência (lembrança), na medida que o indivíduo vai se desenvolvendo e contemplando nosso mundo ilusório a alma vai relembrando o que vira no mundo das formas perfeitas. Ela relembra porque quando estava vindo para se reencarnar bebeu da água do rio do esquecimento. Logo, aprender para Platão é relembrar por meio da alma.
Imagens da coisa em si
     Para cada coisa há três elementos que nos permitem adquirir a ciência delas: o nome, a definição, e a imagem; e o quarto é a ciência. Peguemos como exemplo o círculo, esse é o nome; a definição: o que tem sempre a mesma distância entre as extremidades e o centro; tal é a definição do que denominamos redondo, circunferência e círculo. Em terceiro lugar vem a imagem que se desenha e apaga, ou que se fabrica no torno e pode ser destruída, enquanto o círculo em si mesmo, a que tudo isso se refere, nada sofre por ser de todo em tudo diferente. Isto é, como a forma do círculo é imutável e eterna e não pertence ao mundo sensível não é afetada por nossas interpretações racionais e técnicas. O quarto é a ciência: a inteligência, a opinião verdadeira, relativa a esses mesmos objetos. O quinto é a essência, a coisa em si, o que faz da coisa o que ela é, a inteligência e a sabedoria, por afinidade e semelhança são os que mais se aproximam dela por meio da alma; os demais, nome, definição e imagem estão muito afastados.
     A partir desses fundamentos Platão, direta e indiretamente, influenciou a todos em todas as épocas. A teoria que o eternizou foi a da imortalidade das almas; para tanto, o homem bíblico deixou de ser uma alma (pessoa) vivente, para ter um corpo mortal e uma alma imortal; com essa jogada racional, mítica, mística e filosófica a fé em Deus foi sendo redirecionada e anulada. Por isso o próprio Cristo indagou: “Por ventura quando vier o filho do homem achará fé na terra”? Mas supomos que a fé ainda esteja presente em mim, a questão é, onde deposito a minha fé? Em Deus e Suas revelações ou nas instituições e pessoas que se dizem representantes de Deus? A salvação depende dessa direção da fé.
Filósofo Isaías Correia Ribas