A educação de qualidade, boa, é o que
alavanca o país às evoluções necessárias para sairmos daquela cultura
medievalista, onde a ignorância generalizada era prioridade da igreja. O Brasil
desde o seu descobrimento, invasão, tornou-se vítima daquela cultura que estava
sendo questionada e extinta na Europa: a igreja Católica dominando a ignorância
das massas para o seu bem estar eclesiástico. Na verdade, o Humanismo e o
Renascimento não chegaram para os brasileiros: índios e a massa miscigenada
(filhos dos cruzamentos entre europeus, índios e africanos). Esses miscigenados
apenas somavam a grande massa escrava; quem tinha direitos aos estudos eram os
padres, os filhos dos imigrantes, isso, desde que o cruzamento fosse entre
eles. A educação dos brasileiros, os miscigenados, era para atender as
necessidades dos exploradores que invadiram o país. “Nunca na história desse país”
a educação foi pensada para a evolução dos brasileiros, da nação como um todo,
até hoje ela é usada para mascarar, manter a exploração da população, uma
educação que qualifica semianalfabetos, que diploma e celebra a ignorância daqueles que vão fazer e não pensar; oficializa a alienação do jovem brasileiro. Com o crescimento da descendência de
imigrantes a educação foi vista como bom negócio, então, esta passou a ser
vendida a quem pudesse pagar, surge nesse contexto às igrejas protestantes se
unindo à perspectiva católica de vender a educação; tudo isso com a aprovação
da elite política que tinha interesse que fosse assim, logo, a grande massa miscigenada
e sua descendência sempre foi “preparada” para o serviço e assim se mantêm; o
que seria das religiões e políticos exploradores se não houvesse essa massa sem
estudos, sem perspectivas de vida, que se alimentam das falsas promessas dessa
elite corrupta ainda dominante? A grande massa trabalhadora sustenta os dois
extremos sociais: elite política, religiosa, empresarial e a escória social:
narcotraficantes e outros delinquentes. A população miscigenada, com seus direitos
legais negados, entrega-se às drogas, caindo na delinquência generalizada causada
pelos vícios que assolam a juventude; essa massa é explorada por esses dois
seguimentos de ponta, a falta de boa educação escolar não permite a esses verem
quanto explorados são. Mas entendo que é passada a hora de denunciar esse
descaso pelos brasileiros que tanto faz e não têm direitos de conhecer, de saber,
de ter perspectivas de vida digna, de crescer intelectualmente, de continuar
fazendo, mas, com mais conhecimento, contribuindo mais para crescimento do
país, de ser um cidadão consciente, um agente da evolução e participante das
riquezas que fica nas mãos dos poucos exploradores que têm todos os poderes nas
mãos.
BOAS ESCOLAS PÚBLICAS: As técinicas federais, as paulistas (Centro Paula Souza), as militares, o colégio D. Pedro II e algumas outras específicas. Minha observação é quanto o ensino público do básico ao médio, onde os jovens pobres saem despreparados para concorrerem até mesmo a uma vaga nessas escolas técnicas por não aprender interpretar simples textos e matemática básica. Se continuarmos assim como nação, quando iremos ter profissionais de ponta para o nosso mercado interno? quando iremos ter jovens pensantes para termos bons políticos, administradores, médicos, engenheiros etc, capazes de esportar conhecimento, que parem de planejar a corrupção para se dar bem? Sem falar que a boa educação diminui o aumento da delinquência generaliazada.
BOAS ESCOLAS PÚBLICAS: As técinicas federais, as paulistas (Centro Paula Souza), as militares, o colégio D. Pedro II e algumas outras específicas. Minha observação é quanto o ensino público do básico ao médio, onde os jovens pobres saem despreparados para concorrerem até mesmo a uma vaga nessas escolas técnicas por não aprender interpretar simples textos e matemática básica. Se continuarmos assim como nação, quando iremos ter profissionais de ponta para o nosso mercado interno? quando iremos ter jovens pensantes para termos bons políticos, administradores, médicos, engenheiros etc, capazes de esportar conhecimento, que parem de planejar a corrupção para se dar bem? Sem falar que a boa educação diminui o aumento da delinquência generaliazada.
SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO
Todos os estados e cidades possuem
secretarias da educação, e estas estão submetidas à legislação básica do
Ministério da educação. Sob a orientação do político executivo estão as
secretarias; sob as secretarias estão às diretorias de ensino; sob estas estão às
gestões escolares, juntos e submetidos às gestões estão os professores. Essa
hierarquia educacional está montada para atender a vontade do governador e do
presidente da república. E pode ter certeza, essa estrutura não está a serviço
da educação de qualidade para o povo, a grande massa trabalhadora. Serve apenas
de máscara para enganar o povo, àqueles que precisam do conhecimento para
ascender socialmente e desenvolver o país em todos os aspectos.
O PROFESSOR
Esse é o único servidor público que
está proibido de ser profissional. Buscamos com sacrifícios o conhecimento para
poder ensinar, desenvolver o país; preparamos para os concursos públicos, somos
aprovados, mas quando chegamos à escola, aquela estrutura maligna nos mostra
suas garras de rapina, os gestores escolares, orientados pelas diretorias de
ensino nos proíbe de ensinar, de avaliar, e quando insistimos nas avaliações
dizendo que este e aquele não têm condições de acompanhar séries mais avançadas
a gestão escolar diz claramente: notas vermelhas, em minhas mãos, dizia a
diretora da escola que eu lecionava: fica azul, deem seus pulos que eu não vou
perder nosso bônus por causa de professor que não quer aprovar. Os alunos,
crianças “espertas”, percebem rapidamente que não é preciso aprender para ser
aprovado, sabem que a estrutura educacional está montada para diplomar qualquer
um, mesmo que esse não tem condições de acompanhar as séries seguintes.
Os pais dos estudantes, despreocupados
e satisfeitos porque seus filhos estão na escola e sendo aprovados todos os
anos, infelizmente não percebem que as crianças não estão aprendendo, ou os
pais não se interessa pelo futuro de seus filhos? Será que são todos
analfabetos e não percebem as jogadas políticas que querem manter a escravidão
dos brasileiros? Pais, tudo de bom ou ruim em um país é mantido através da
educação escolar, então, está na hora de exigirmos dos governos educação de
qualidade e alertar os filhos que o futuro deles depende do conhecimento que
adquirem na escola, vivemos numa época que quem conhece tem valor, sem este, só
a mão de obra barata, escrava.
Os professores, esses o governo
sabe como torna-los num falso burguês; como funcionários públicos têm acesso a
empréstimos e a financiamentos para bens em geral, endividados, o governo joga
com suas necessidades manipulando-os para o mal da educação, ao bonificar em
vez de pagar melhores salários, o governo por meio da secretaria da educação
exige que os professores façam o trabalho sujo: formando incompetentes cognitivos
para o desenvolvimento próprio e da nação. E assim, todos: governos, educadores
e famílias vão colaborando para o sucateamento humano da nação, enquanto isso
se mantém, os imigrantes continuam chegando e dominando o país e nós, sem
desenvolvimento cognitivo, vamos apenas trabalhando para manter esses
escravocratas com o poder financeiro e político.
UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS
As Universidades públicas são gratuitas e
têm ensino de qualidade, mas estas também fazem parte de uma estratégia
política corrupta: são boas, mas são para os ricos. Poucos são os estudantes
pobres das escolas públicas que conseguem passar depois de alguns anos fazendo
curso pré-vestibular. As privadas, particulares, são pagas; estudantes ricos
que não são muito chegados ao estudo compram vagas e pagam o que for preciso
para ter seus diplomas sem o devido conhecimento para exercer suas funções no
mercado, os frequentes erros médicos atesta essa malandragem. Aos pobres, estão
destinadas as licenciaturas com mensalidades compatíveis com nossa realidade e
muitas são até “gratuitas”; para continuar com sucateamento dos brasileiros
está bom, assim pensa a elite dominante. O paradigma em que está montada essa
arquitetura chama-se PROGRESSÃO CONTINUADA.
As Universidades públicas (USP), por
exemplo, por meio do IVEPESP, já está oferecendo graduação à distância, online;
e o objetivo é dar oportunidade aos estudantes oriundos das escolas públicas. Percebo
que os idealizadores desse projeto não viu um formando do Ensino Médio ler e
fazer operações matemáticas? Tenho certeza que não, pois se tivessem estariam
preocupados em melhorar a escola básica para dar condições a esses concorrerem
nos vestibulares públicos com condições reais de passar. É a elite acadêmica
elaborando meios para continuar mascarando a formação dos brasileiros pobres.
SINDICATO
DOS PROFESSORES
Há seis sindicatos
ligados aos servidores da educação, segundo o secretário de educação de São
Paulo todos eles estão fechados com o governo para não ter greve. Os sindicatos
são sustentados pelos professores e outros servidores para representá-los, mas
está fechado com o governo contra os interesses desses profissionais. Os
professores categoria O, contratados segundo a legislação CLT não têm seus
direitos trabalhistas pagos pelo governo paulista. Herança do ex-governador
José Serra mantida pelo atual Alckmin. Os advogados dos sindicatos (APEOSP)
pegam as causas dos professores e não levam avante. Sai candidato a vereador
para a cidade de São Paulo em 2012 e por lei o professor tem direito aos seus
vencimentos, o sindicato disse que entraria com um mandato de segurança para
que eu tivesse meus direitos garantidos, cobraram as taxas e engavetaram minha
petição. Então, a única conclusão possível só pode ser esta: os “profissionais”
ligados à educação preferem manter a corrupção cognitiva dos brasileiros,
segundo os interesses da classe dominante que lutar pela boa educação do povo.
Atenção! Educadores e políticos, vós negais a educação para o povo, mas a
informação chega a todos e cada um, de um jeito ou de outro, estão à busca das
benesses do capitalismo e já que o Estado lhes nega o direito educacional,
todos vão agir como podem, com as armas que tem; por isso o aumento dos furtos
e roubos, do narcotráfico, assassinatos por alguns trocados, e a ousadia em
fazer o mal. Penso que já passou da hora de acabar com a hipocrisia, o engano e
a mentira no serviço público. Uma pessoa
com conhecimento produz mais e faz melhor seu trabalho e é bem mais fácil sua conscientização
das necessidades de segurança onde e como morar e quanto à preservação do Meio
Ambiente.
AVALIAÇÕES E ESCOLAS DE PERÍODO
INTEGRAL
As avaliações externas feitas pelo governo
estadual e federal têm como objetivo medir o avanço da educação, mas entra ano
e sai ano e a educação não melhora, só posso concluir que essas avaliações são
mesmas para não deixar melhorar o ensino, para mantê-lo como está e/ou piorar
se necessário. Para melhorar a qualidade da educação é só deixar o professor
ensinar e avaliar com seriedade, deixar de comprá-lo com as ofertas de bônus
por número de aprovações indiscriminadas.
Em
São Paulo, e creio que na maior parte do Brasil o déficit de creches às mães
trabalhadoras é grande, então, só posso concluir que essa jogada de escolas de
tempo integral é para suprir esse déficit; se assim for, os professores de
período integral, além de docentes serão babas. Qual criança terá condições de
passar o dia todo preso em uma escola sem se estressar e revoltar? Essa
pedagogia não dará certo, é antipedagógica. Imagine para Ensino Médio.
RELIGIÃO E PODER
Nos dias de Cristo, "Nos reinos do mundo, a posição implicava em engrandecimento próprio. Supunha-se que o povo existia para benefício das classes dominantes. Influência, fortuna, educação eram outros tantos meios de empolgar as massas para proveito dos dirigentes. As classes mais altas deviam pensar, decidir, gozar e dominar; às mais humildes cumpria obedecer e servir. A religião, como tudo mais, era uma questão de autoridade. Do povo esperava-se que acreditasse e procedesse segundo a direção de seus superiores. O direito do homem__ pensar e agir por si mesmo__ era inteiramente postergado". ( Ellen G. White. O Desejado de Todas as Nações. pág. 550. CASA PUBLICADORA BRASILEIRA. Tatuí. SP. 2004)
RELIGIÃO E PODER
Nos dias de Cristo, "Nos reinos do mundo, a posição implicava em engrandecimento próprio. Supunha-se que o povo existia para benefício das classes dominantes. Influência, fortuna, educação eram outros tantos meios de empolgar as massas para proveito dos dirigentes. As classes mais altas deviam pensar, decidir, gozar e dominar; às mais humildes cumpria obedecer e servir. A religião, como tudo mais, era uma questão de autoridade. Do povo esperava-se que acreditasse e procedesse segundo a direção de seus superiores. O direito do homem__ pensar e agir por si mesmo__ era inteiramente postergado". ( Ellen G. White. O Desejado de Todas as Nações. pág. 550. CASA PUBLICADORA BRASILEIRA. Tatuí. SP. 2004)
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ACABA COM OS
BAIXOS SALÁRIOS!
COM OS MENDIGOS!
COM A IGNORÂNCIA COGNITIVA!
COM A CULTURA ESCRAVA!
COM OS MAUS POLÍTICOS!
“BRASIL, AME OU DEIXE-O”!
Isaías
Correia Ribas, filósofo e professor.