Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

OS TRÊS ANJOS DO APOCALÍPSE

Apocalipse, 03: 6-10
“E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo em grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.
“Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira de sua prostituição”.
“Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro”.
“Estes anjos são evidentemente simbólicos: porque a obra que lhes é atribuída é a de pregar o evangelho eterno ao povo. Mas a pregação do evangelho não foi confiada a anjos literais; foi confiada a homens, responsáveis por este sagrado depósito colocado em suas mãos”. __ As Profecias do Apocalipse, pag. 264.

PRIMEIRO ANJO

“O movimento adventista de 1840 -1844 foi uma manifestação gloriosa do poder de Deus; a mensagem do primeiro anjo foi levada a todos os postos missionários do mundo, e nalguns países houve o maior interesse religioso que se tem testemunhado em qualquer nação desde a reforma do século dezesseis; mas isso deve ser superado pelo poderoso movimento sob a última advertência do terceiro anjo”. __O Conflito dos séculos, págs. 661 662. (citado em Princípios de Vida pág. 299. ed.1988)
PENSE NISTO
“Pelo primeiro anjo os homens são chamados a temer a Deus e dar-Lhe glória, e adorá-Lo como criador do céu e da terra. A fim de fazer isto devem obedecer à sua lei”.__ Idem, O conflito dos Séculos, pág.472.

SEGUNDO ANJO

“O termo ‘Babilônia’ é derivado de ’Babel’ e significa confusão. É empregado nas escrituras para designar as várias formas de religião falsa ou apóstata. Em apocalipse capítulo 17, Babilônia é representada por uma mulher, figura que a bíblia usa como símbolo de igreja, sendo uma mulher virtuosa a igreja pura, e uma mulher objeta, a igreja apóstata”. Idem pág. 412.
“Babilônia não se limita à igreja romana”. Não se pode negar que essa igreja é parte constitutiva muito importante da grande Babilônia. As descrições do capítulo 17 parecem aplicar-se muito particularmente a essa igreja. Mas o nome que ela traz em sua testa, ‘mistério’, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra, revela outras relações familiares. Se a igreja é a mãe, quem são as filhas?  “O fato de se falar dessas filhas mostra que além da igreja romana, há outros corpos religiosos incluídos nessa designação”. As Profecias do Apocalipse, págs. 276 e 277.

TERCEIRO ANJO

A mensagem do terceiro anjo deve preparar um povo para estar em pé nesses dias de perigo”. “Ela deve ser proclamada com grande voz e deve realizar uma obra que poucos imaginam”.
“Esta mensagem devia levar mais preeminentemente perante o mundo o exaltado Salvador, o sacrifício feito pelos pecados de todo o mundo. Ela apresentava a justificação pela fé no Senhor; convidava o povo a receber a justiça de Cristo, que se torna manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus”. Princípios de vida. Pág. 306.

CONCLUSÃO
As condições políticas, religiosas, científicas, filosóficas e sociais contemporâneas anunciam que algo grandioso está para ocorrer em nossos dias a nível universal. Segundo a bíblia nos informa dos atos estranhos de Deus ocorridos no passado: Dilúvio e a destruição de Sodoma e Gomorra, a atual condição humana que se desenha, são prenúncios de Sua próxima intervenção nos negócios da humanidade. Porém, Sua intervenção só ocorrerá quando essas mensagens derem cabo. A evolução científica como profetizara Daniel, seria o meio pelo qual os propósitos de Deus seriam alcançados, e, como estamos presenciando e utilizando, os meios de comunicação disponibilizados a todos, permitirá a conclusão dessa obra em pouco tempo e então virá o fim. Não são os anjos e os homens literalmente voando pelo meio do céu, são as ondas de rádio, TVs e internet possibilitando aos homens, servos do Deus Criador, terminar a obra que lhes foi confiada!

Isaías Correia Ribas, filósofo e professor.