Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O CORPO É SUPERIOR AO CÉREBRO?



“O corpo é a grande razão”
(Nietzsche)

“Penso, logo existo”
Descartes, René

     A época contemporânea (séculos XX e XXI) é marcada por constantes mudanças, esses movimentos têm origem na popularização do conhecimento acadêmico e acesso à internet pelas pessoas de todas as camadas sociais. Nesse processo, tradições culturais e religiões que eram tidas como verdades absolutas, estão sendo questionadas e derrubadas a marteladas. A sociedade mundial do século XXI dá indícios de que grandes mudanças continuarão ocorrendo no mundo político, social, religioso e epistemológico. Isso acontece porque o conhecimento liberta o ser humano, despertando-o pela busca de entender sobre as origens da vida, do porque da morte, e de tantas barbáries ocorridas nos meios político-religiosos, pois, para aqueles que pensam, não há lógica em nascer, viver, envelhecer, brigar e morrer em um universo que é harmônico, perfeito e eterno como ensinam e atestam os cientistas, as religiões e denominações religiosas. Logo, esse movimento antropocêntrico contemporâneo, fará a verdade e as mentiras aparecerem, desmascarando os enganadores, revelando o que, ou quem é a verdade absoluta. Não há volta, as gerações deste século vão se aperfeiçoar em direcionar sua ousadia em questionar e quebrar paradigmas e tradições estabelecidos pelos dominadores dos períodos passados. As ideologias dominantes nascem na mente de filósofos, religiosos e políticos gananciosos e corruptos que preferem escravizar que dar ao outro as devidas condições para alcançar autonomia. Com essa ousadia generalizada, muitas falácias que pareciam ser verdades serão quebradas a qualquer custo; desse contexto, a verdade e mentira aparecerão em lados opostos, às claras, dando condições para cada indivíduo fazer suas escolhas conscientemente.
Razão e sensações
     Os seres humanos agem baseados nas informações captadas do meio em que estão inseridos, são os sentidos que captam o mundo à nossa volta. As decisões são tomadas baseadas nessas informações que chegam ao cérebro que as fazem ressoar por todo corpo, alterando, muitas vezes, a frequência cardíaca. A razão ou cérebro é ativado pelas sensações, mas as decisões podem ser tomadas baseadas apenas nas sensações sem consulta prévia ao cérebro; por isso, mais erramos que acertamos. Assim sendo, justifica-se o conselho bíblico: “Dá-me, Filho meu, o teu coração e os teus olhos observem os meus caminhos”. (Provérbios, 23: 26) Nossos sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar) captam o que há no mundo e o cérebro interpreta, mas, na hora de tomar a decisão, entra em ação a vontade que quer satisfazer os desejos carnais do sujeito. Nesse jogo, as sensações que impactam todo o corpo, desperta a vontade que vai lutar contra o cérebro que quer avaliar as alterações corporais para proteger o indivíduo que precisa tomar decisões para que estas não sejam contra si mesmo: (Mato ou não meu opositor? Ofendo ou não quem me ofendeu? falo ou não mal de meu colega e ou inimigo? Minto ou falo a verdade? Traio ou não minha esposa ou esposo? Roubo ou não o que não me pertence? Uso ou não essas roupas? Adoto ou não as expressões corporais, o figurino e os ritmos dos artistas mundanos quando toco meu violão para acompanhar o meu louvor? Corto ou não meus cabelos? Sigo ou não as instruções bíblicas defendidas por Jesus? Nessas situações e outras que chegam a nós, como agiria Jesus?) Geralmente a razão perde para as sensações que prefere agir pelo impulso cardíaco favorecendo a vontade do indivíduo sem levar em conta as influencias boas ou ruins consideradas pelo cérebro. Logo, o sujeito, como o Jonas da Bíblia, faz o mal feito consciente de que está errando, isso acontece porque ele (a) está em busca da realização pessoal, por isso ignora os conselhos bíblicos, o outro e as consequências; a maioria anula sua racionalidade porque prefere pensar em si mesmo, optando em satisfazer a vontade que satisfaz os desejos do corpo em detrimento da razão que deve ser consultada para avaliar os prós e contras antes de tomar as decisões. Desse contexto surgem os alienados, pessoas que agem para satisfazer a sua vontade. Infelizmente, muitos graduados e pós-graduados “continuam sendo guiados pelas sensações sem o aval da razão”, fazendo-se ícones na arte de enganar através da religião, da política, do direito, da psicologia, da filosofia, da teologia, de reportagens sensacionalistas etc., fazendo da maioria das pessoas, massa de manobra para alcançar popularidade e vantagens pessoais. Lembre-se, Deus é misericordioso e quer nos ajudar a vencer todas as nossas fraquezas, basta, como fez Jonas, pedir!     
Líder e seguidores
     Seguir é mais cômodo que liderar. Acreditar é mais fácil que estudar. Viver despreocupado (a) sem pensar por si mesmo se está ou não agindo corretamente é o grande objetivo dos que se realizam sendo seguidores. Mas quem é o outro que eu elegi como meu líder? Tratando-se de autonomia e salvação, diz Jesus Cristo em João 5: 39:
Examinai as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.  E João 15: 14: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Assim sendo, cada um, seja líder ou seguidor, necessariamente, tem que ser autêntico, dependendo apenas do poder do Espírito Santo, o representante de Cristo àqueles que buscam encontrar a verdade para segui-la. Então, cuidado, pois, aqueles que se realizam em quebrar princípios e morais bíblicas a fim de tornarem líderes de algum rebanho podem estar errados, levando outros (as) pelo mesmo caminho.
Trajes masculinos e femininos
     O objetivo das vestes, sejam elas masculinas ou femininas, sempre foi, em todas as épocas passadas, cobrir a nudez e proteger o corpo do frio e outros possíveis meios de agressões. A diferença entre roupas masculinas e femininas dava-se em pequenos detalhes, como por exemplo, na cor do cinto do manto que cobria todo o corpo de homens, mulheres e crianças. Ao longo da história, os modelos e como diferencia-los entre o feminino e o masculino mudavam, mas o objetivo do vestir-se não era alterado. A partir do período Moderno, o objetivo de apenas proteger o corpo perdeu-se.
A calça cumprida para as mulheres foi criada no século XVI pelo veneziano Pantaleoni. A partir de 1920, através do cinema americano, as calças mais largas, parecidas as dos homens, passaram a ser sinônimo de elegância e nos anos 60, 70 e 80, passaram por mudanças radicais, chegando ao que temos hoje. Atualmente se veste com o objetivo de expor a sensualidade do corpo, hoje, com as novas tecnologias, novos tecidos que se moldam às formas do corpo exigiu o profissional da moda, ele vai usar toda essa tecnologia para vestir homens e mulheres para sentirem-se cada vez mais nus através do jeito de cobrir e proteger o corpo, pondo em evidência as partes mais sensuais, exibindo o formato da bunda e órgãos sexuais o mais próximo da realidade possível, que seja um constante convite às relações sexuais irresponsáveis tais quais os animais irracionais.  
     O processo para os homens ser parecido às mulheres começou na mesma época. Para os adventistas da América do Sul, o uso de cabelos longos pelos homens começou com o grupo Heritage Singers, seguidos por alguns dos membros do quarteto de A Voz da Profecia, King’s heralds e alguns jovens mais ousados da igreja, estendendo a algum jovem pastor. Assim sendo, entende-se, que, é a partir da influência desses ousados quebradores da cultura e princípios que os cabelos longos e outros costumes femininos estão sendo adotados pelos homens. O foco atual está direcionado em fazer que as calças dos homens tenham o mesmo formato e objetivo que a das mulheres, estar colada ao corpo de cima a baixo, exibindo a realidade do formato do corpo e órgãos sexuais. Atualmente, todo esse mundanismo é aceito como prática normal para os que professam seguir Jesus Cristo, inclusive no meio adventista.  
     Atualmente, com os meios de comunicação, a pregação do evangelho em todo mundo deveria acontecer bem mais rápido. Mas há agravantes que retardam a missão, isto é, as mídias não substituem o poder do Espírito Santo, logo, entende-se, que, aqueles que vivem do evangelho e adventistas em geral precisam ser coerentes (agir segundo a luz da Bíblia e do espírito de Profecia), caso contrário, iremos demorar muito mais porque nos falta coerência entre o saber e o agir; já parou para pensar que é desse pequeno paradoxo que muitos dos que professam seguir Jesus acabam negando o poder do evangelho? Para o racionalismo filosófico as incoerências revelam o quanto o indivíduo é confuso, contraditório, falso e ignorante. Não podemos esquecer que o Espírito Santo agirá onde não houver confusão, caso ignoremos a luz bíblica, poderemos até nos realizarmos trabalhando como missionários, mas pouco ou nada o Espírito Santo poderá agir para o bem do ouvinte e do mensageiro.
Desafio evangelístico mundial
     O maior desafio para falar do evangelho em todo mundo através do poder do Espírito Santo em alto clamor é ser coerente entre o que sabemos ser a verdade e a prática da mesma. Caso contrário, seremos apenas sinos que retinem. Os missionários, obreiros e voluntários que vão às outras terras precisão respeitar a cultura desses povos; caso elas coincidam com as nossas, devemos ter o cuidado para não semear dúvidas e incoerências através da verdade pregada e o jeito de ser, principalmente no modo de se vestir, do que comer e agir como seguidor de Cristo; porque, para muitos, será confuso entender os paradoxo porque o cérebro é naturalmente coerente. Na hora da reflexão, de tomar decisões racionais e coerentes a favor de seguir as instruções bíblicas, com certeza, as pessoas detalhistas consultará o cérebro e vão questionar os missionários baseados no que ele viu e ouviu, se eles são ou não coerentes.