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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ONTOLOGIA


     Parmênides de Eléia, após as análises dos filósofos naturalistas e não encontrar o elemento originador do universo e da vida no planeta Terra para negar o criacionismo bíblico, fundou a ontologia e concluiu que “O Ser É”. Então, entende-se, que, com Parmênides, a natureza sai do foco filosófico e entra o “Ser”, o Criador que os israelitas representavam sendo fieis cumpridores de Sua vontade guardando Seus dez mandamentos, leis dos holocaustos que representava  a função de Jesus que nasceria para resolver o problema do pecado, leis de saúde física e outras leis que visa o bem dos seres humanos; meios de demonstrarmos termos ou não fé na existência de Deus. Adão e Eva, caso confiassem na palavra do Ser que É em Si, não teria cedido às argumentações de Lúcifer que colocara em dúvida a palavra de Deus que pedira para eles não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois, caso comessem, pecariam e consequentemente morreriam.

Reflexão

     Pecamos porque somos pecadores ou por que escolhemos pecar? Sem dúvida alguma, porque escolhemos pecar; pois, o pecado, surgiu no céu, habitat dos seres perfeitos. Logo, o fato de herdarmos a natureza pecaminosa, não justifica e nem determina que devamos viver na prática do pecado. Por isso, é possível aos que herdaram a natureza pecaminosa alcançarem a santidade e a perfeição; pois, transgredir as leis de Deus é uma questão de escolha pessoal. Logo, a santidade e a perfeição são possíveis aos seres humanos que desejarem fazer a vontade do Criador. Não por acaso, disseram os discípulos de Jesus Pedro e mateus:

Portanto, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo, como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda vossa maneira de viver, porquanto escrito está, sede-vos santos como sou santo. (I Pedro 1: 13-16)
Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus. (Mateus 5: 48)

     Assim sendo, entende-se, que, buscar a santidade em nossos dias é condição necessária para ser salvo na segunda vinda de Cristo!

Heráclito opõe-se a Parmênides

     Heráclito de Éfeso, contemporâneo de Parmênides, saiu em defesa dos objetivos da filosofia afirmando que o Ser em si é o “devir” (movimento), ou seja, a existência se perpetuará sendo e deixando de ser; existindo por um período e morrendo como está patente aos olhos de todas as pessoas. Heráclito usa o fogo como principal elemento causador do movimento transformador da natureza; pois, à sua ação tudo se transforma, deixando de ser o que é para ser algo novo. Como exemplo, na queima de um pedaço de madeira, temos o carvão, cinza e gases tóxicos. No caso dos seres vivos que reproduzem seres à sua semelhança, a morte é necessária para dar lugar a outros. Mas Parmênides apresentara argumentos mais lógicos, válidos e verdadeiros frente aos de Heráclito. Prova disso é que os filósofos clássicos, Sócrates, Platão e Aristóteles, admitiram a existência de Deus segundo Moisés comprovara cientificamente através da genealogia. Há outros pensadores Pré-socráticos formulando teses sobre a gênese da vida e do cosmo; mas nos duzentos anos de investigação, houve somente a descoberta do átomo que possibilitou o desenvolvimento científico em diversas áreas do conhecimento. Mas, quanto encontrar o elemento com vida em si, causador de tudo que há no universo e das diversas formas de vida presente no planeta Terra, nenhum filósofo e cientista, até hoje o encontrou.
Escreveu Heráclito:
Fogo é o elemento e “todas as coisas são permuta do fogo”. Tudo se origina por oposição e tudo flui como um rio, e limitado é o todo e um só cosmo há; nasce ele de fogo e de novo é por fogo consumido, em períodos determinados, por toda eternidade. E isso se processa segundo o destino. Dos contrários, o que leva a gênese chama-se guerra e discórdia, e o que leva a conflagração, concórdia e paz, e a mudança é um caminho para cima e para baixo, e segundo ela se origina o cosmo. O ser é e não é. Heráclito nada explica com clareza. Por isso é reconhecido como filósofo obscuro. (Os Pensadores, p. 76. São Paulo 1978. Abril cultural)
     Sendo o fogo o elemento genético, pergunto: Por que esse fogo se extinguiu? O fato que não houve esse fogo é que a origem da vida, sua manutenção e descendência de todas as espécies, mantêm-se segundo o apresentado na Bíblia. Pela insustentabilidade de suas argumentações, a tese de Heráclito foi desconsiderada pelos filósofos clássicos.
Filósofo grego da escola eleata (nascido em Eleia), Parmênides representa, em face de Heráclito, o outro polo do pensamento humano. Para ele, é a mudança e o movimento que são ilusões. O *devir não passa de uma aparência. São nossos sentidos que nos leva a crer no fluxo incessante dos fenômenos. O que é real é o *ser único, imóvel, imutável, eterno e oculto sob o véu das aparências múltiplas. “O ser é, o não ser não é”. Quer dizer: o ser eterno, substância permanente das coisas, por conseguinte, imutável e imóvel, é o único que existe. O não ser é a mudança, pois mudar é justamente não ser mais aquilo que era e tornar-se aquilo que não é ainda. (Dicionário Básico de Filosofia).
     Na ontologia existe o Ser Criador e o ser criado à semelhança do Criador que é capaz de pensar, e, através do que existe na natureza, construir o ente pensado. Quando nos referimos aos seres criados dizemos: Este é o José, esta é a Aparecida, este é o gato, este é o pé de laranja, este é o inseto; ou seja, todo ser, é vivo. Quando nos referimos aos entes que inventamos dizemos: Esta é a cadeira, este é meu caderno, esta é a xícara, este é o carro, esta é a cidade, esta é a prefeitura, esta é a escola; ou seja, tudo que os seres humanos fazem é um ente. Por isso, quando Parmênides diz que o Ser É, ele está se referindo ao Criador de todas as formas de vida que há no planeta Terra e no Cosmo.
Empédocles
     Empédocles de Agrigento (490-435 a. C.) é o autor desta última hipótese sobre as origens da vida na Terra para negar a existência do Ser que é em si, perceba que ele apela como tudo sendo movidos por amor e ódio.
Empédocles conta como àqueles elementos que acabamos de falar (a saber, a água, ar e fogo). Estes elementos subsistem sempre e não são gerados, salvo no que tange ao aumento ou diminuição, unindo-se para (formar) uma unidade ou dividindo-se a partir desta unidade. Este Empédocles estabelece quatro elementos corporais, fogo, ar, água e terra, que são eternos e que muda aumentando ou diminuindo mediante mistura e separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais são movidos, são o amor e o ódio. (Idem. p. 214)
     Os primeiros filósofos elaboraram suas teses sobre o elemento genético baseando-se nas percepções dos sentidos que capta o que há à nossa volta. Mas nenhum deles apresentou raciocínios lógicos que fossem válidos e verdadeiros; que fossem passivos de comprovação empírica no futuro. Por isso, suas ideias e ideais não se concretizaram, limitando-se à fase hipotética.
Já, na segunda via os mortais de duas cabeças, pelo fato de atentarem para os dados empíricos, as informações dos sentidos não chegariam ao desvelamento da verdade (aletheia) e à certeza permanecendo no nível estável das opiniões e das convenções de linguagem. (Ibid. p. XXVI)
     Então, deduz-se, que todas as teses científicas sobre as origens e as contrárias precisam de comprovação empiricamente para alcançar o status de verdade indubitável; caso contrário, continuam fazendo parte do mundo das utopias, opiniões baseadas em convenções da linguagem. As duas cabeças citadas são o empirismo e raciocínios lógicos. Como os primeiros filósofos não desenvolveram nenhum método científico e raciocínios lógicos para comprovarem empiricamente suas hipóteses foi preciso mudar de estratégias para continuar trabalhando para negar a veracidade dos escritos bíblicos.
O primeiro ser criado a fazer uso da linguagem para questionar o Criador, enganar os anjos, Eva e Adão foi Lúcifer. De lá para cá, muitas pessoas desenvolveram essa habilidade para argumentar baseando-se na linguagem independentemente que seja a verdade. Preste atenção nos discursos de muitos líderes religiosos; eles conseguem negar a validade das leis de Deus com a Bíblia em punho através da retórica; assim, em nome do Salvador, aqueles que deveriam alertar seus seguidores quando à arte de enganar de Satanás, continuam a seu serviço; fazendo as pessoas acreditarem que a salvação depende de seguir suas doutrinas. Mas ninguém será salvo sem ter uma experiência literal e consciente com o salvador sendo fiel observador de Suas leis. Por isso disse o discípulo e Apóstolo Pedro: “Sedem sóbrios, vigiai, porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (I Pedro 5: 8)