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terça-feira, 11 de junho de 2019

O SILÊNCIO DIVINO


     Expulsos do Éden, aos poucos, o casal passara compreender as consequências do pecado e o porquê dos objetivos de Satanás em destruir o que Deus criara. Todos os dias uma nova experiência fazia parte de seu aprendizado nessa escola que não contava mais com a presença diária do Criador. Pois Deus, após o pecado, dar as últimas instruções e advertências, passou ser silêncio, mais um dos meios para o exercício da fé e comprovar a fidelidade dos racionais. O próprio casal teria a função de dizer à sua descendência o que acontecera com eles, o porquê do mal, da morte e o que fazer para voltar à perfeição edênica que eles perderam; mas isso seria possível às pessoas que fossem fieis às leis de Deus. O ato de fé no plano de salvação naqueles dias que antecederam o nascimento de Jesus, além de observar os dez mandamentos e outras leis, teria que ser demonstrado por meio do sacrifício de animais segundo Deus instruíra. O animal sacrificado era queimado sobre um altar; assim, por meio daquela didática sangrenta, as pessoas demonstravam ter ou não fé na existência de Deus e em seu plano de salvação, ensinando às gerações futuras as consequências do pecado até que Jesus nascesse e se oferecesse como sacrifício para substituir o sangrento cerimonial. Com o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus na cruz do Calvário, chegou o fim das leis cerimoniais; pois, Jesus, passara ser o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Dentro desse contexto, a família do casal crescia em número, na expectativa de que um dos filhos do casal seria o prometido Messias que esmagaria a cabeça da serpente.

Caim e Abel

     Caim, o primeiro filho do casal tornou-se lavrador, e Abel, seu irmão, pastor de ovelhas. Já adultos e responsáveis por seus atos, em condições de apresentar ofertas individuais, reconhecendo que era pecador e compreendera o plano de salvação; ambos, no horário determinado para o sacrifício, construíram seus altares segundo orientara e fazia Adão. Abel trouxe um cordeiro de seu rebanho; Caim, que era lavrador, achou-se no direito de expor os frutos de sua lavoura sobre o altar em reconhecimento de seus pecados. Abel, percebendo a ousadia do irmão em ofertar algo estranho ao que Deus pedira, repreendeu-o. Após as ofertas serem apresentadas, Deus aceitou a de Abel e rejeitou a de Caim que irou pela repreensão do irmão e desaprovação de Deus. Diante da ousadia e falta de fé de Caim, Deus quebrou o silêncio e interviu na situação dizendo a Caim que se mostrara voluntarioso:

Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? E se não procederes bem, o pecado jaz à porta; mas sobre ele tu deves dominar. (Gênesis, 4:7)

     Neste verso percebemos claramente que possível ao ser humano, através do conhecimento e poder do Espírito Santo exercer fé racional na palavra de Deus, único meio de vencer as tentações de Satanás que trabalha para nos levar agir contrário à vontade do Criador explícita na Bíblia. O viver em oposição às orientações de Deus depende unicamente de como cada indivíduo decide agir, demonstrando ter ou não fé no plano de salvação. Mas o que é fé? Fé é fazer a vontade de Deus independentemente das circunstâncias.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima Dele creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam. (Hebreus, 11: 06)

     A partir da decisão de Caim em ignorar a palavra de Deus, ficou claro que a vontade é uma força em potência, que, caso o sujeito não a controle, ela subjugará a razão. Por isso concluíram os filósofos Artur Schopenhauer e seu compatriota alemão Friedrich W. Nietzsche que disseram: “a razão é serva da vontade”, ou seja, a vontade é a força em potência que anula a razão que elabora meios para os seres humanos fazer valer a sua vontade em detrimento da razão que deve nos orientar a fazer o que é certo destemidamente. Nietzsche foi mais a fundo dizendo que os religiosos continuam matando Deus em nome do próprio Deus quando negam a validade de Suas leis, preferindo seguir os ideais dos líderes religiosos que ignoram O Criador e Suas leis. Nietzsche, como filósofo conhecedor dos escritos bíblicos, já poderia ter direcionado a humanidade a reconhecer Deus como o criador de tudo, digno de ser reverenciado pelos cristãos; mas preferiu continuar questionando em nome da fama conferida aos filósofos. Por isso, Nietzsche é o filósofo mais admirado e seguido por todos os céticos que preferem viver a vida como se Deus não existisse. Para Nietzsche, o corpo é a grande razão; ou seja, o cérebro é o órgão que está a serviço da vontade e das pulsões corporais, responsável por elaborar meios para melhor satisfaze-los, comendo e bebendo sem pensar nas consequências, fazendo da sociedade atual uma das mais ousadas de todos os tempos na prática de negar os princípios bíblicos, vivendo voluntariosamente como fez Lúcifer no céu e Caim na terra. Escreveu Nietzsche:

Não existe a coisa em si da metafísica e nem força em si, já que só faz sentido, em Nietzsche, tratarmos de força em relação a outra força, pois na força em relação é que existe a vontade de potência. A vida não precisa de alguém para colocar nela um sentido. Viver a vida sem recorrência ao além metafísico já é suficiente a ela que,  com a natureza e como natureza, segue a mudança eterna qual tudo está continuamente em transformação. Para esse tipo forte a um dizer sim à existência, mesmo que tivesse que viver cada momento de uma vida de luta, em um eterno retorno do mesmo. É preciso resgatar o corpo e deixar a alma para lá, onde ela habita. A alma que fique no lugar que lhe cabe dentro das crenças religiosas. Mas nós não vivemos sem o corpo. “A crença no corpo é mais fundamental do que a crença na alma. [...] (Nietzsche. Fragmentos finais, aforismo 2 [102]. Trad. Flávio R Kothe. 202, p. 64)

     Dr. Mauro de Souza, um de meus professores na graduação e estudos avançados sobre Nietzsche do instituto “Sedes Sapientiae”, defensor das conclusões filosóficas de Nietzsche diz:

O corpo é a grande razão. Toda luta do corpo é para um “a mais” de vida, para mais força, disso, podemos compreender corpo como VP (vontade de potência) e a filosofia de Nietzsche como altamente experimental, com valores que serve a vida, o valor dos valores, porque vida enquanto referencial de todos os valores, enquanto VP. Nesse sentido é que podemos superar a nós mesmos e deixar de ser metafísicos, racionalistas, racistas alienados deste mundo em nome de um mundo no além. Devemos construir nossos novos valores assentados em nossas experiências vitais com relação ao corpo como nossa maior riqueza e o mundo como aquele que proporciona essa nossa riqueza, a nossa própria vida terrena, a única que temos e livre de qualquer especulação de ordem metafísica. A “grande escola” é aquela que educa para a “grande razão” e essa grande razão é o próprio corpo. Uma boa escola não prepara o intelecto (pequena razão) em detrimento do corpo (...). A razão é apenas um brinquedo do corpo. (Sousa, Mauro Araujo de. Nietzsche: Viver intensamente, tornar o que se é. Pág. 74, ed. Paulus, São Paulo. 2009)

     Agora é possível entender porque a sociedade dos séculos XX e XXI tem como objetivo valorizar e expor o corpo a serviço da sensualidade, da pornografia, da homossexualidade e todas as práticas contrárias às leis formadoras de comportamentos morais e éticos. O carnaval é um momento de expressão maior do pensamento nietzschiano que incentiva a exposição erótica do corpo em detrimento do comportamento moral. Atualmente, homens e mulheres, mesmos vestidos, no dia a dia, buscam expor a sensualidade corporal, causa do crescimento de adultérios, pornografias, pedofilias e separações conjugais. Voltemos à história de Abel e Caim.
     Para Deus não há nada que justifique o pecado. Até porque, se pudéssemos justifica-lo não seria pecado. Eva, antes de pecar, diante da argumentação da serpente, achou que o pecado poderia ser justificado, Adão também cedeu aos argumentos de sua companheira achando o mesmo, seu filho Caim caiu na mesma armadilha, tentando justificar que oferta é oferta mesmo que seja contrário ao pedido de Deus. E assim, ainda hoje, muitos entre aqueles que dizem ser cristãos, cai na mesma armadilha, tentando justificar suas atitudes anticristãs fundamentando-as em suas próprias opiniões e em retóricas filosóficas, achando-se capazes de contestar e alterar o que está explícito na Bíblia, buscando fazer a sua vontade em detrimento da do Criador. Por isso, os seres humanos, mesmo os religiosos, questionam o que Deus estabelecera como princípio e mandamentos, exaltando a vontade humana que deve estar acima do “está escrito”. E assim, através de ideologias elaboradas por filósofos e líderes religiosos, os escritos bíblicos são adaptados à vontade das pessoas e não as pessoas à vontade de Deus explícita na Bíblia, único meio de construir e manter seus impérios do engano em nome de Deus, das religiões e denominação religiosas.

Caim mata Abel

     Caim, cheio de orgulho próprio, achando-se dono da verdade, partiu para cima de seu irmão Abel, assassinando-o. Adão e Eva já haviam visto as consequências do pecado; mas, creio eu, nada os haviam atingido como o que acabara de acontecer. A morte chegara à sua casa e nada podiam fazer para reverter tamanha tragédia. Caim caiu no vazio, no nada, ou “niilismo”, conceito elaborado por Nietzsche. Mas Caim ainda tinha duas saídas: arrepender-se e confessar seus pecados, continuando no seio da família ou, cheio de orgulho próprio, abandonar a família, fundando para si um novo modo de viver segundo sua vontade em detrimento da de Deus. Caim optou por fugir e viver segundo seus desejos, tornando-se voluntarioso, continuando na prática de que a verdade é relativa, preferindo viver fazendo a sua vontade, consequentemente a de Satanás que faz oposição a Deus e suas leis.

E perguntou o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu, não sei; e perguntou: sou eu guardador de meu irmão? Perguntou Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue de teu irmão. Então, quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. Então, disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a eu possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará. O senhor, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. (Gênesis, 4: 9 – 15)

     Por outro lado, Deus deixou claro que não há pecado que se cometa ao próximo que não possa ser perdoado aos que se arrepende. Menos o pecado contra o Espírito Santo que nos capacita viver fazendo a vontade de Deus.

Portanto, eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoarão aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens. E, se alguém disser alguma coisa contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. (Mateus, 12: 31 e 32)