Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2018

COMO O SER HUMANO APRENDEU A FALAR?

Aqui aparece uma questão inquestionável aos questionamentos filosóficos. Se não foi Deus quem criou de modo especial o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, como aprendemos a falar, se comunicar? É sabido que, se uma criança ao nascer, for isolada de seus pais, deixando-a entre outras espécies, mesmo que ela sobreviva, jamais aprenderá a falar, mas a imitar o jeito de ser da espécie onde ela está inserida. Como filósofos, sociólogos e antropólogos não conseguem dizer com certeza como o homem aprendeu a falar, o mais lógico é aceitar o relato bíblico de que houve um criador que se comunicou através da fala com a criatura feita à Sua semelhança, capacitando-a a falar e compreender fazendo relações entre a fala e à coisa referida. Logo, tudo que Deus falava o casal compreendia, pois toda palavra remetia à realidade que os cercavam. Assim, Adão e Eva iam apreendendo e compreendendo o mundo que acabara de ser adaptado à vida, e eles, como criaturas racionais deveriam administrá-lo. Então, deduz-se que o logos, ou palavra de Deus, nunca fora vazia de significado literal, pois, fora o método divino para ensinar e se comunicar com o ser humano.
Já, o movimento do conhecimento filosófico e científico entre os seres humanos se dão através das lacunas e incertezas deixadas por seus criadores; onde, outros (as) retomam para dar continuidade à evolução do conhecimento centralizado no homem. Até a invenção da escrita e muito tempo depois, não existia a ideia de conceito abstrato e vazio de significado literal. Com o nascimento da filosofia, através da arquitetura conceitual e argumentações lógicas, tornou-se possível elaborar “realidades” ideais, dando lhes o status de “verdades fatuais”. Logo, o conhecimento centralizado no ser humano depende da arquitetura composta por signos, significados e significantes, estrutura necessária para compor argumentos válidos, inválidos, verdadeiros e falaciosos.
A literatura bíblica não depende dessa arquitetura, está conectada a realidade sem os jogos conceituais, relacionando-se ao que existe literalmente, sejam pessoas, fatos históricos e o próprio Deus. Por isso as verdades bíblicas são absolutas e imutáveis. Absoluta porque Aquele que É sabe o fim desde o princípio. Imutável, porque sua lei, como o próprio Deus não muda. Logo, tudo que fora dado verbalmente e por escrito em forma de leis e mandamentos, são meios para moldar o caráter dos seres humanos, fazendo-os, caso queiram, semelhante ao do grande Eu Sou.

Satanás e a fala

     Satanás, queiramos ou não, é uma criatura com poderes espirituais. Para fazer Eva cair em pecado usou a fala para fazê-la duvidar da palavra de Deus: “É assim que Deus disse”? E Eva caiu na armadilha diabólica comendo do fruto proibido. Além de comer, ofereceu a Adão, e ele também comeu. Assim, as finitudes, o pecado, a morte e o mal foram introduzidos no planeta Terra. Lúcifer e os anjos tiveram seu período de graça no céu correspondente ao mesmo período de graça que estamos tendo aqui na terra para fazermos nossas escolhas. Esse é o período para que todos, homens e mulheres possam compreender o caráter de Deus e o do Diabo que quer vingar-se de Deus. Com o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, todos podem compreender os propósitos de ambos. O fim do mal acontecerá com a morte de Satanás, dos anjos que o seguiram e de todas as pessoas que rejeitaram, rejeitam e rejeitarão o plano de salvação providenciado por Deus.

As leis e a política


     O fundamento dos governos democráticos e absolutistas são as leis. Logo, Estados democráticos e absolutos garantem a ordem e fazem justiça sob a tutela das leis. As leis são os meios para garantir a liberdade e impor o absolutismo para identificar pessoas de má índole infiltradas em qualquer sistema político público-privado e religioso. Assim sendo, as leis e o livre-arbítrio são os meios de julgar justamente. O Deus bíblico é o autor de todas as leis que garante a ordem universal, o sistema vital no planeta Terra e como identificar quem são os bons e maus caráteres. A lei dos dez mandamentos rege a perfeição universal entre todos os seres inteligentes. Por isso ela estava presente na criação, dando evidência ao quarto mandamento que sempre fora e é o dia dos santos se reunirem para louvar a Deus pelo dom da vida, e salvação providenciada por Jesus que sofreu as consequências do pecado na carne, mas não pecou, sendo o único meio de capacitar e salvar pessoas que O aceitam como seu salvador pessoal. Por isso, o sábado, além de ser o memorial da criação é também da redenção; pois Deus, o pai, ressuscitou o filho Jesus após passar as horas sagradas do sábado, dia que continuará sendo o de adoração por toda a eternidade.
     Após o pecado de Adão e Eva, os outros nove mandamentos entraram em vigor, completando a lista que define o que é pecado. Logo, todos os religiosos que negam a validade dos dez mandamentos vivem em pecado, e, como tais, caso não o abandone, aos olhos da lei e palavra de Deus, não serão salvos. Lembrem todos que a salvação é de graça, porém, não é gratuita. Isso significa que devemos fazer nossa parte sendo cumpridores das leis que Deus legislou para o bem dos que O seguem.
Todos os governos absolutistas e democráticos usam as leis para deduzir que é livre aquele (a) que submete às leis do Estado. Logo, são as leis que garantem a paz e quem goza de liberdade e outros direitos. Com certeza, o ser humano copiou a utilidade das leis do modelo divino.
Após o pecado, outras leis foram acrescentadas além dos dez mandamentos, especialmente a lei dos holocaustos que deveria ensinar a todos os descendentes do casal que eles pecaram e deveriam memorizar através do ato de imolar inocentes animais que representaria o sacrifício de Jesus até que Ele viesse tomar o lugar deles, morrendo no lugar daqueles (as) que O aceitar como seu salvador pessoal. Após Jesus viver como homem à semelhança de Adão antes do pecado e não ceder às tentações de Satanás terminara a validade da lei dos holocaustos; pois, Jesus passara ser o cordeiro de Deus que pode perdoar os pecados de quem O reconhecer como seu salvador. Esses, em reconhecimento ao amor de Deus, passará viver em conformidade com a lei dos dez mandamentos e outras leis que visa o bem dos fieis a Deus! Logo, negar a validade dos mandamentos de Deus é negar Sua existência e amor em enviar seu filho Jesus para morrer em nosso lugar. Então, entende-se, que os ateus e religiosos transgressores das leis divinas continuam defendendo a vontade de Satanás em nome de suas religiões e denominações religiosas, se demonstrando contrários à vontade de Deus.

     Com a formação do povo hebreu, a partir de Abraão e sua esposa Sara outras leis, para diferentes objetivos, foram sendo adaptadas à nação eleita por Deus. E, à medida que os povos foram subdividindo, outras leis além das divinas foram criadas pelos legisladores humanos. Assim, todos os códigos legais das nações, têm a mesma finalidade da lei de Deus, meio de separar os maus caráteres dos bons. Então, entende-se que o plano de salvação baseia-se na graça de Cristo, no livre-arbítrio e nos dez mandamentos. Fora desse tripé, a sociedade mundial está livre para viver no pecado ou na falsidade religiosa, caminho seguro para a perdição eterna.