Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2016

FILOSOFIA DA MENTE



          O problema da verdade

         A verdade universal sobre as origens da vida e do universo (absoluta) existe; como a verdade dos fatos (que acontece na história); a subjetiva (do sujeito); a relativa (verdade para alguns) e as religiosas-teológicas (babilônia das crenças). Na busca por encontrar e definir a verdade absoluta, criamos as verdades particulares para satisfazer a vontade humana que não quer reconhecer a verdade universal e absoluta explícita na bíblia. 

          O ser humano é um composto físico metafísico. Isto significa que, além da matéria há algo além da física que conecta o físico ao metafísico, fazendo do ser humano um ente pensante. O cérebro é o órgão que recebe tudo que nos atinge através dos sentidos. Dessa complexidade surge a razão ou raciocínio que interpreta e programa, segundo a vontade e gostos do indivíduo, o que adaptar-se às suas estruturas físicas e psíquicas satisfazendo-o. Aí, nessa busca por satisfações e ideais próprios, cada um de nós achamos estar com a verdade. (verdade subjetiva)
Verdade e mentira
          O que é a verdade? O que é mentira? De uma coisa todos nós temos certeza, ambas existem e atingem o cérebro através dos sentidos, onde, a razão avalia o que deve ser adaptado ao jeito de ser de cada um. Embora todos nós dizemos detestar a mentira ou falsidade, algumas vezes nos esforçamos para justifica-las como sendo a verdade, principalmente quando algo é de nosso interesse pessoal. Assim sendo, podemos ser vítimas de nossa própria razão. Os habitantes do planeta Terra surgiram em um contexto de vida onde não existia a liberdade, mas dever de escolher entre a mentira e a verdade, o certo e o errado através do livre-arbítrio. Nesses seis mil anos de nossa história, ambas, a verdade e a mentira desenvolveram-se através de diversas literaturas filosóficas, científicas e religiosas. Logo, as produções literárias teocêntricas e antropocêntricas estão recheadas de mentiras e verdades; no entanto, é dessa malha que temos que encontrar a verdade. Assim sendo, quem não lê como um investigador dificilmente encontrará a verdade, pois, aqueles que dizem tê-la, na maioria das vezes querem enganar em nome da verdade. Logo, apenas acreditar não é suficiente para adaptar a verdade ao modo de agir.

          Há algo que não existe no universo que seja motivo de suas preocupações? Não? Então, o Deus bíblico é passível de ser comprovado logicamente, filosoficamente e cientificamente.

FILOSOFIA X BÍBLIA
UM PROBLEMA MILENAR


         Neste livro mostrarei que os filósofos de todas as épocas estão errados quando negam a existência do Deus bíblico como criador e mantenedor de tudo que há.