Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PMDB - PSDB - PT - E A ESCRAVIDÃO


O Brasil é um país riquíssimo. Desde sua invasão pelos portugueses, as riquezas aqui produzidas e as existentes em forma de minérios, até pouco tempo atrás, eram transportadas para outros países. Nesses quinhentos e quatorze anos o Brasil e seu povo sempre foram explorados. Pessoas de todas as nações, nesse meio milênio de Brasil, sempre migraram para cá afim de explorar essas terras e seu povo. Quando esses imigrantes aqui chegam, geralmente trazem alguma economia; e assim, conseguem educar seus filhos nas melhores escolas e depois os enviam à sua terra de origem afim de prepará-los para assumirem cargos políticos, públicos e empresariais. Pois todos sabem que o brasileiro é preparado apenas para o trabalho braçal, tendo em seu horizonte libertador, após abandonar a vida de lavrador, quando jovem: ser jogador de futebol ou aderir a outro esporte popular para ganhar a vida e fama como desportistas, ser assalariado em alguma empresa, empregada doméstica, camelô e torcedor de futebol; parece ser pessoas sem interesse em estudar para compreender o mundo e ser capaz de administrar sua vida além da visão de um escravo que gosta de pão e circo, pessoas que se contentam em ser assistidas com migalhas ofertadas pelos exploradores que por aqui chegam. Todo político e pretensos, são conscientes dessa realidade. Quando pretensos políticos por causa de algum regime não veem na perspectiva de um dia assumir o Estado em benefício de seus interesses particulares, eles fazem de tudo para derrubar o poder vigente afim de que seus ideais, um dia, se tornem realidade. Essa perspectiva política sempre foi a causa das revoluções e/ou levantes no Brasil. E o povo sempre foi usado como massa de manobra pelos políticos fora do poder para terem acesso ao poder. Vou fazer uma análise resumida para nossa reflexão sobre os interesses dos políticos a partir da ditadura militar de 1964 e pós-ditadura de 1985.
ARENA
     Aliança Renovadora nacional (ARENA), foi um partido político criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política ao governo militar que dera o golpe de Estado em 1964.
MDB
     Movimento Democrático Brasileiro (MDB), era um partido político que abrigou os opositores do regime militar de 1964 ante ao poder governista da Aliança Renovadora nacional (ARENA). Foi organizado em fins de 1965 e fundado no ano seguinte para fazer enfrentamento ao governo militar. Com seu crescimento e fortalecimento, no governo de Ernesto Geisel, obrigou os militares a extinguir o bipartidarismo, e assim, em 1980 surgiu o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Com o fim do bipartidarismo as correntes que formavam o MDB fundaram legendas como o PT, PDT e outras que vieram mais tarde desde os anos oitenta. Em 1988, uma cisão no PMDB deu origem ao PSDB.
PT
     Partido dos Trabalhadores (PT) foi criado em 1980, um dos maiores partidos políticos da América do Sul. Seu símbolo é a bandeira vermelha. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff são amplamente reconhecidos como seus membros mais notórios. Lula foi presidente de 01/01/2003 a 01/01/2011, sucedido pela atual presidenta Dilma.
PFL
     Com o fim da ditadura militar em 1985, deu-se início a mais uma tentativa de instalar a democracia no Brasil. Nas eleições de 15/01/1985, Tancredo Neves, líder do MDB, foi eleito presidente do Brasil. Porém, antes da posse foi internado vindo a óbito em 21/04/1985. José Sarney assumiu em seu lugar. Em 24/10/1985 foi fundado o PFL (Partido da Frente Liberal) para dar sustentabilidade ao governo de Tancredo, mas, com sua morte, essa sustentabilidade foi dada a José Sarney, primeiro presidente civil pós-ditadura.
     Fernando Collor de Mello iniciou sua carreira política no ARENA, após sucessivas migrações partidárias, filiou-se ao PRN e foi eleito presidente por esse partido. Após dois anos sofreu impeachment, preferiu renunciar e Itamar Franco, vice presidente assumiu como representante do PMDB. Itamar Franco, como Collor, migrou por vários partidos até voltar ao PMDB em 1992.
PSDB
     O PSDB chegou à presidência do Brasil através de Fernando Henrique Cardoso. FHC iniciou sua carreira política no MDB, depois, PMDB; após participar da fundação do PSDB, deixou os cargos de liderança que tinha no PMDB, passando a líder dos Tucanos. De 13/05/1993 – 30/03/1994, FHC foi ministro da fazendo do governo de Itamar Franco. Deixou o cargo para concorrer à presidência da República nas próximas eleições e ganhou. Por dois mandatos o PSDB esteve na presidência do Brasil (01/01/1995 – 01/01/2003).
PT
     Nas eleições de 2002 o PT chegou à presidência do Brasil através de Luiz Inácio Lula da Silva. No dia 01/01/ de 2003 o PT assumiu o poder federal e até hoje está instalado por lá.
Educação pública
     Desde a Grécia antiga se sabe que a educação é o único meio eficaz que o homem elaborou para que todos sejam conscientes, livres e responsáveis. Logo, qualquer país que negligencia esse bem a seus cidadãos está fadado à barbárie, exploração e escravidão. Mas os políticos brasileiros seguindo ainda hoje o modelo escravista colonial têm em seus ideais manter o povo brasileiro como escravo das nações que dão educação a seus cidadãos.
     Nesses quase trinta anos de democracia brasileira, todos os políticos eleitos para o executivo e legislativo idealizaram manter o povo trabalhador na ignorância. Como se faz isso com uma nação? Através de políticas assistencialistas e de má educação para as crianças, adolescentes e jovens. Assim, por meio dessa maligna estratégia, os atuais políticos continuam seguros de suas reeleições para continuar escravizando e mantendo o povo brasileiro na ignorância, obrigando-os a votar naqueles que lhe dão alguma falsa ajuda através do assistencialismo público. O sistema é tão perverso que, basta a criança estar matriculada em alguma escola pública para ganhar a bolsa família. A ajuda aos pobres atrelada a educação será um dia um bom projeto quando exigir-se do aluno e de seus pais que apresente não apenas o relatório de presença e sim o de boas notas em todas as disciplinas. Aliado a essa perversão educacional está a Progressão Continuada instalada e mantida pelos políticos do PSDB, onde, qualquer aluno do primário ao secundário tem a obrigação apenas de frequentar alguns dias do ano letivo; fazendo isso é o suficiente para o “estudante” ter direito à bolsa assistencialista e seguir nas próximas séries até o 3º ano do Ensino Médio. É essa educação pública que, de alguma forma, os governos do PT, PSDB e PMDB, principais protagonistas da corrupção e corruptor da política do Estado democrático dão aos filhos dos trabalhadores brasileiros.
     O PT avançou dando aos pobres o acesso ao ensino superior, isso é muito bom! Porém, o processo está invertido, pois, os atuais jovens pobres que buscam o sonho de ter um curso superior são eliminados do processo seletivo devido à péssima educação recebida nas escolas fundamentais e média. O PSDB é mestre em falsificar a educação básica ao médio; através da Progressão Continuada, que desencadeia uma série de dificuldades para o professor ensinar, pois, os estudantes sabem que não é preciso aprender para ser aprovado. Mas a culpa não é dos estudantes e de seus pais, pois ambos são vítimas do sistema educacional do PSDB. Mas o PSDB passa a ideia à sociedade que a culpa de toda precariedade na educação paulista, são dos professores que não estão preparados para ensinar; com isso, ele desmerece a função do professor, justificando que é uma classe que não merece ter salários dignos. Logo, o PSDB é mais perverso que o PT.
PT e PSDB
     No dia 26/10/2014 teremos a responsabilidade e a obrigação de eleger nossos algozes por mais quatro anos. A dedução é: estamos ferrados e não há ninguém para nos socorrer. Tem o exército, mas essa não é a função das forças armadas num país democrático. Cadê os artistas e a mídia que manobrou o povo para derrubar a ditadura e nada cobram dos atuais políticos para melhorar a educação para as crianças dos trabalhadores brasileiros? Pelo contrário, se unem aos políticos para continuar enganando o povo, claro! Eles fazem parte do espetáculo: “pão e circo para o povo”.
     Parece que o único movimento legítimo contra esses saqueadores do Estado, é o movimento dos presidiários e narcotraficantes que querem os mesmos direitos de seus comparsas, os políticos. Acho que o movimento dos presidiários contra essa elite escravocrata deve pôr em suas reivindicações a melhora da educação dos futuros brasileiros, pois, se formos esperar que os legítimos representantes do povo (os executivos das três esferas do poder e os legislativos municipais, estaduais, federais e senado) façam isso pelo povo, estaremos ferrados para sempre. Logo, se essa lógica continuar, jamais seremos um país desenvolvido, mas eterno seleiro de escravos e ignorantes. Pois, a função dos partidos políticos nanicos é apenas negociar seu apoio político em troca de favores pessoais. Realmente, a classe política não tem moral, é desprovida de todo sentimento altruísta e antiéticos.
     Se o PSDB chegar à presidência novamente toda riqueza do Brasil será privatizada e os escravocratas estarão tendo carta branca para continuar escravizando os brasileiros. Se o PT continuar e nivelar a boa educação para todos desde a escola primária, teremos a esperança de um país desenvolvido e o fim da escravidão.
     Quanto à alta corrupção na política brasileira não dá para avaliar e separar esse daquele, pois todos são corruptos. Por isso, na minha lógica, do mal político, o PT é o menor, porque já legislou a favor da caça aos corruptos e corruptores; logo, para o momento, o PT deve continuar na presidência do Brasil.

Filósofo Isaías Correia Ribas