Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A POLÍTICA PODE

“Política é a atividade humana mais importante que existe na sociedade. Ela não é tudo, mas permeia tudo. Por meio dela define-se a organização da sociedade e do Estado. Política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder. Logo, é o exercício do poder. E este é jogo de interesses individual, coletivo, corporativo e estatal. O equilíbrio de poder político entre a sociedade e o Estado depende do exercício político das pessoas que compõem a sociedade. Quanto mais pessoas exercerem o poder político maior será o equilíbrio de forças e, lógico, quanto menos pessoas exercerem o poder político maior será o desequilíbrio. Então, quem não exerce o poder político que tem, sofre as conseqüências daqueles que o exercem” (Hélio Amorim de Oliveira, Brasil Eco Planetário).
A educação dos cidadãos é o melhor meio para o desenvolvimento da nação. As pessoas bem preparadas pela educação formal são mais úteis, melhor aproveitadas pelo país e estarão melhores capacitadas para o empreendimento próprio, gerando riquezas para si e para o Estado, fazendo dessa sociedade auto-suficiente e autônoma, com condições de exportar seus excedentes naturais, tecnológicos e intelectuais. Porém, o Estado brasileiro, apesar de possuir grandioso espaço geográfico para a produção agroindustrial ao longo de todo o ano, uma incalculável riqueza mineral em seu subsolo e se compor de um povo trabalhador e inteligente, a classe política atual que sempre esteve e se mantêm no poder, fazem da educação o meio para a involução e alienação desses cidadãos, tornando-os incapazes de compreender o seu valor, fazendo desses apenas operários a serviço das elites dominadoras. E desse curral não há exceção para “intelectuais, administradores, cientistas e professores”, se assim não fosse essa classe dominante e exploradora já teria sido extinta.
A política educacional brasileira sempre esteve a serviço do dominador, encurralando o povo em circunstâncias tal, que sirva apenas ao labor escravo; sem perspectivas, com baixa auto-estima, para que os ideais do Brasil colônia, continue sendo a perspectiva do trabalhador. É esse o projeto daqueles que exercem o atual poder político.
Já é passada hora do povo superar essa deficiência, abandonar a miopia política. A educação não pode ser usada para o domínio e sim para criar espíritos livres, capazes de administrarem seus ideais particulares, individuais, em harmonia com os ideais de uma grande nação, que não seja apenas grande em extensão geográfica, mas que seja grande também no saber, em produzir cultura e intelectuais a serviço do bem local e mundial.

Isaías Correia Ribas, filósofo e professor.