Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

‘ALMA’: UM SER OU UMA PALAVRA?


Todas as culturas religiosas, com exceção daquelas que seguem os ensinamentos bíblicos, crêem na existência da alma como sendo um ser metafísico e imortal. A questão é: onde ou em quem eles fundamentam essa crença, na bíblia, na filosofia oriental, na ocidental ou em alegorias mitológicas?
O objetivo desse artigo é acrescentar mais luz a essa questão, mas sem a pretensão de esgotá-lo, porém, pretende abalar o alicerce daqueles que usam a fé das pessoas para enganá-las.
Segundo a bíblia, a alma é a própria pessoa. “E formou o senhor Deus o homem do pó da terra e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gên. 2:7).
Após o pecado, disse Deus: “Portanto és pó, e ao pó tornarás” (Gên. 3:19).
Salomão disse: “E o pó volte para a terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7). O espírito aqui é a vida que Deus soprou nas narinas do homem.
Davi relatou: “Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará” (Salmo 6:5). “Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos” (Salmo 146:4). Há outros versos que tratam desse contexto: (Jó 14: 21; 14: 10; 34: 15), e em Jó 14: 12-14 ele indaga: “Até quando permanecerá o homem no pó da terra”?
Para o crente a morte não é senão de somenos importância. Cristo fala dela como se fora de pouca monta. “se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”, “nunca provará a morte”. Para o cristão a morte não é mais que um sono, um momento de silêncio e escuridão. A vida está escondida com Cristo em Deus, e “quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória” (Ellen G. White. O Desejado de Todas as Nações. Pág. 586) Citação de Princípios de Vida. Ed. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí. São Paulo, 1988.
A bíblia fala de ressurreição e arrebatamento, porém, o arrebatamento só ocorrerá após a primeira ressurreição (I tessalonicenses 4: 16-18). Há outros tantos textos que poderia citá-los, mas creio que esses são suficientes como fundamentos.
Então, podes estar indagando, por que a maioria da humanidade acredita que a alma é um ser metafísico, imortal e não o simples sopro divino?
Primeiro, porque é mais fácil, mais cômodo acreditar que pesquisar e mais fácil ainda fazer a vontade dos homens que a vontade de Deus. Logo, sabedor dessa pré-disposição do homem para crer, aqueles que guiam a humanidade criam meios, ideologias e “verdades” para manter a humanidade fazendo as suas vontades.
Para os filósofos Pré-Socráticos (séc. VII - V a.C.), tanto os judeus monoteístas, quanto os politeístas e os alegóricos mitológicos, eram compostos por rebanhos que só sabiam crer, acreditavam e não questionavam seus líderes. A filosofia nasceu dentro desse contexto, eram pessoas de espírito livre, dispostos a criticar e se possível, eliminar do consciente da humanidade esses ícones de verdades absolutas: Deus criador, deuses criados e alegorias míticas. Eles se organizaram para criar um conhecimento antropocêntrico, que fosse provado por meio da análise da natureza e do cosmo, por isso eles são conhecidos também como filósofos da natureza (physis).
Nessa época os homens não dispunham de nenhum instrumento que os auxiliassem na análise do universo, por isso, seu método era o empirismo sensível, isto é, todas as inferências, conclusões ou deduções, eram dadas com base nos sentidos: visão, audição, tato, olfato, paladar. Por dois séculos buscaram encontrar algum elemento natural que fosse a causa de toda cosmologia universal, orgânica e inorgânica. Mas para decepção deles, esse elemento ou um composto desses, não foi possível, restando-lhes apenas as hipóteses. Porém, nem tudo foi em vão, vem dessa época o nascimento das ciências; embora não conseguissem o que pretendiam, destruir os ícones das crendices, descobriram que o homem é capaz de fazer ciência, tornando-a útil ao alívio da dor e ao conforto a humanidade. E a partir dessa decepção filosófica, a ciência incumbiu-se de dar continuidade às pretensões desses filósofos, e a filosofia voltou-se à psique humana. As atuais teorias do big-bem e da evolução de Charles Darwim, dentre outras, continuam com a intenção primeira da filosofia, eliminar do consciente da humanidade o Deus criador com seu plano de salvação.
Com a filosofia humanista, pós Pré-Socrática (séc. IV a.C.), deu-se início a filosofia conceitual, isto é, criar conceitos, valorizá-los universalmente e, através de alegorias e argumentos metafísicos, torná-los verdadeiros, verdades. Mas o que é um conceito? Conceito é uma palavra especial, que representa algo universal, possui um valor dado, e esse valor conceitual está em contingência, isto é, pode ou não ser verdade, exemplos: ‘flor’, é um conceito universal, representa todas as flores do universo, ‘homem’, representa todos os homens, ‘mulher’, todas as mulheres, ‘carro’. Analisemos agora o conceito ‘alma’, é universal, foi lhe dado um valor: ser metafísico imortal e foi criado um mito sobre esse novo ser imortal.
Percebe a estratégia filosófica, já que não conseguiram eliminar Deus do consciente da humanidade, buscou confundi-la, levando-a à descrença, às dúvidas e unidos à ciência, numa questão de tempo, tal objetivo maior será alcançado!
Os primeiros filósofos humanistas foram Sócrates, Platão e Aristóteles, responsáveis pela elaboração das culturas ocidentais.
Platão em especial dividiu o indivisível indivíduo em corpo mortal e alma imortal. A ‘alma’, pessoa, perdeu as características divina, bíblica e assumiu as características filosóficas. O corpo mortal, segundo Platão, é o cárcere da ‘alma’ imortal: morrendo o homem o corpo se decompõe e a ‘alma’ vai para o Hiperurânio, mundo das idéias de Platão. Após mais ou menos mil anos de contemplação das formas perfeitas do mundo idealizado, a ‘alma’ volta para a terra em busca de outro cárcere pra se reencarnar, porém, antes da reencarnação ela banha-se no rio do esquecimento e esquece tudo o que vira no mundo perfeito, encarnada, à medida que o novo cárcere, corpo, vai se desenvolvendo, a ‘alma’ vai relembrando o que contemplara no Hiperurânio. Por isso aprender para Platão é relembrar (anamnese).
Aristóteles, discípulo de Platão não concordou com seu mestre quanto a realidade do mundo das idéias, pois o real para Platão é o que está em nossa mente, não aquilo que são captados pelos sentidos, a realidade natural; Aristóteles valorizou mais o conceito de ‘alma’, distribuiu-a às outras formas de vida vegetal e aos irracionais. E assim todos os seres vivos passaram a ter a ‘alma’ em diferentes graus. Percebeu o truque filosófico? O que era apenas vida dada por Deus, virou ‘alma’ imortal que se reencarna, e se reencarna, pra que ressurreição?
Após as conquistas de Alexandre Magno, o grande, os escritos filosóficos de Platão ficou no Ocidente, com os helenos e a filosofia de Aristóteles foi para o Oriente, os mulçumanos procuraram aplicar a filosofia de Aristóteles à sua religião mas não foi possível. A de Platão foi estudada pelos helenísticos, sofreu alguns questionamentos, mas como fora bem elaborada filosoficamente e mitologicamente acabou virando teologia platônica, que Santo Agostinho (séc. IV d. C.) introduziu-a ao cristianismo católico e assim o conceito ‘alma’ tornou-se verdade teológica, que toda humanidade com poucas exceções, crêem que realmente a ‘alma’ existe como um ser metafísico além do corpo.
É dentro desse contexto que todos nós filósofos condenamos esse cristianismo racionalista ocidental, o qual está alicerçado sobre a mentira. Todas as religiões cristãs, adeptas da teologia da reencarnação preferem essa mentira filosófica que seguir o Cristo e crer em sua segunda volta para livrar-nos desse mundo de pecado e injustiças.
Por volta do (séc.XI) com Avicena e Averróis no (séc.XII), em Córdoba, Espanha, ambos mulçumanos, os escritos de Aristóteles chegou ao Ocidente por meio deles e dos mouros, Santo Tomás de Aquino (séc.XIII), ao estudá-lo, criticou seu companheiro Santo Agostinho e deu abertura para o renascimento da ciência e a queda do feudalismo medieval. Assim, o racionalismo científico com as teorias iluministas, por meio do empirismo científico, donos da verdade a priori e a posteriori, defensores da verdade científica como a verdade absoluta para os tempos Modernos aí estão, unidos aos sistemas filosóficos e religiosos, se impondo àqueles que apenas acreditam, que não querem estudar para conhecer, como o deus desses séculos.

Isaías Correia Ribas, filósofo e professor

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia
História da Filosofia. Vol. I Geovanni Reale/Dario Antiseri. Ed. Paulus. 2003
Princípio de Vida. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí. SP, 1988










terça-feira, 9 de agosto de 2011

A POLÍTICA PODE

“Política é a atividade humana mais importante que existe na sociedade. Ela não é tudo, mas permeia tudo. Por meio dela define-se a organização da sociedade e do Estado. Política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder. Logo, é o exercício do poder. E este é jogo de interesses individual, coletivo, corporativo e estatal. O equilíbrio de poder político entre a sociedade e o Estado depende do exercício político das pessoas que compõem a sociedade. Quanto mais pessoas exercerem o poder político maior será o equilíbrio de forças e, lógico, quanto menos pessoas exercerem o poder político maior será o desequilíbrio. Então, quem não exerce o poder político que tem, sofre as conseqüências daqueles que o exercem” (Hélio Amorim de Oliveira, Brasil Eco Planetário).
A educação dos cidadãos é o melhor meio para o desenvolvimento da nação. As pessoas bem preparadas pela educação formal são mais úteis, melhor aproveitadas pelo país e estarão melhores capacitadas para o empreendimento próprio, gerando riquezas para si e para o Estado, fazendo dessa sociedade auto-suficiente e autônoma, com condições de exportar seus excedentes naturais, tecnológicos e intelectuais. Porém, o Estado brasileiro, apesar de possuir grandioso espaço geográfico para a produção agroindustrial ao longo de todo o ano, uma incalculável riqueza mineral em seu subsolo e se compor de um povo trabalhador e inteligente, a classe política atual que sempre esteve e se mantêm no poder, fazem da educação o meio para a involução e alienação desses cidadãos, tornando-os incapazes de compreender o seu valor, fazendo desses apenas operários a serviço das elites dominadoras. E desse curral não há exceção para “intelectuais, administradores, cientistas e professores”, se assim não fosse essa classe dominante e exploradora já teria sido extinta.
A política educacional brasileira sempre esteve a serviço do dominador, encurralando o povo em circunstâncias tal, que sirva apenas ao labor escravo; sem perspectivas, com baixa auto-estima, para que os ideais do Brasil colônia, continue sendo a perspectiva do trabalhador. É esse o projeto daqueles que exercem o atual poder político.
Já é passada hora do povo superar essa deficiência, abandonar a miopia política. A educação não pode ser usada para o domínio e sim para criar espíritos livres, capazes de administrarem seus ideais particulares, individuais, em harmonia com os ideais de uma grande nação, que não seja apenas grande em extensão geográfica, mas que seja grande também no saber, em produzir cultura e intelectuais a serviço do bem local e mundial.

Isaías Correia Ribas, filósofo e professor.